A produção de conhecimento sobre Gestão Social a partir da relação entre acadêmicos e praticantes <BR> The production of knowledge management social from the relationship between students and practitioners

Autores

  • Júnia Fátima Carmo Guerra PUC Minas
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio PUC Minas

Palavras-chave:

Produção de conhecimento, Gestão Social, Academia e Praticantes

Resumo

Existem importantes debates e divergências acerca da constituição e natureza da gestão social. Esses debates podem ser percebidos tanto entre os acadêmicos dessa área de conhecimento, que notoriamente se concentram na Administração, quanto entre os praticantes nesse campo de intervenção social. Neste aspecto, se observa contextos de produção de conhecimento oriundos das relações convergentes ou divergentes entre acadêmicos e praticantes do campo da Administração. Este artigo teve como objetivo discutir a produção de conhecimento sobre gestão social a partir da relação entre acadêmicos e praticantes. Para tanto, examinou-se as abordagens do ensino crítico da Administração como forma de compreender a produção de conhecimento em um contexto micro assegurado pelo ensino-pesquisa-extensão e a produção de conhecimento em gestão social inserida no âmbito dos praticantes, apresentando, para tanto, as vertentes teóricas que delimitam a discussão da gestão social. Compreende-se que o ensino crítico da Administração por se ancorar em pressupostos que dinamizam as intenções desvinculadas da performance e a reflexividade contribui para a produção do conhecimento da gestão social. Associado a isso, a perspectiva que este artigo se baseou para discutir a produção de conhecimento acerca da gestão social foi a de abordagem social, por compreender que seus fundamentos se aproximam do arcabouço teórico da gestão social, agregando-se à gestão das dinâmicas sociais presente no cenário dos praticantes. As discussões do trabalho apontam que as interações entre academia e praticantes, pautados na lógica do ensino da Administração crítica, se constituem em formas mais concretas de produção de conhecimento em gestão social.

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Biografia do Autor

Júnia Fátima Carmo Guerra, PUC Minas

Professora da PUC Minas do curso de Engenharia da Produção e Enfermagem a qual seleciona respectivamente, as disciplinas de Gestão de Marketing, Análise Estratégica de Mercado e Empreendedorismo. Doutoranda do curso de Administração da PUC Minas. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Social.

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, PUC Minas

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, professor do PPGA da PUC Minas.

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Publicado

2014-07-15

Como Citar

Guerra, J. F. C., & Teodósio, A. dos S. de S. (2014). A produção de conhecimento sobre Gestão Social a partir da relação entre acadêmicos e praticantes <BR> The production of knowledge management social from the relationship between students and practitioners. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 17(2), 9–20. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3766

Edição

Seção

Artigos