PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DE UM MODELO PARADGIMÁTICO

Autores

  • Carla Milena Gonçalves Fernandes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cristian Marciano Kuster Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Flávia Regina Costa Czarneski Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-8964

Palavras-chave:

Contabilidade, Práticas de Ensino e Aprendizagem, Publicações Científicas, Modelo Paradgimático

Resumo

A percepção de um processo evolutivo nas práticas de ensino e aprendizagem vem demandando por exigências não somente dos docentes como também dos discentes. Assim, o objetivo do estudo consiste em analisar a literatura acerca dos temas de ensino e aprendizagem em Contabilidade entre os anos de 1998 a 2018. Foram realizadas buscas nas bases de dados contidas no portal de periódicos CAPES, com o auxílio de palavras delimitadoras que resultaram em 23 artigos. A base para a discussão do estudo foi a partir do modelo paradigmático proposto por Martins e Theóphilo (2016). Optou-se pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin para a interpretação dos achados. Os resultados demonstram a necessidade de estudos que abordem teorias inerentes às práticas de ensino e aprendizagem, bem como façam uma exposição acerca das abordagens comportamentalista, cognitivista e construtivista, que visam auxiliar a compreensão frente à operacionalização de tais práticas. Notou-se, também, uma carência em pesquisas que versem interpretações a partir de técnicas de análises qualitativas. Assim, as contribuições inerentes aos resultados encontrados ratificam a incipiência de estudos na temática de ensino e aprendizagem, configurando uma lacuna de descobertas das práticas educacionais e como estas podem ser aplicadas, especialmente, na Contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Milena Gonçalves Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2017). Atualmente é Mestranda em Contabilidade na linha de educação e pesquisa em Contabilidade pelo Programa de Pós-graduação em Contabilidade-PPGCont da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Graduanda em Ciências Contábeis pela FURG e acadêmica do curso de Especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar).Tem experiência na área de Administração. Tem interesse pelas áreas de educação, pesquisa em Contabilidade e Administração (ênfase em gestão de projetos e projetos públicos).

Cristian Marciano Kuster, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como Gerente Corporativo da Federação das Industrias do RS. Tem experiência na área Administrativo-Financeira, com ênfase em Administração de entidades do Terceiro Setor, Arranjos Produtivos e Parques Tecnológicos. Atuou na docência ministrando os seguintes temas: Contabilidade introdutória e Básica, Contabilidade de Custos, Economia e Planejamento Estratégico nos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Viticultura e Enologia.

Flávia Regina Costa Czarneski, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós Doutora em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ; Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua nos cursos: Graduação em Administração; Especialização (lato sensu) em Gestão Pública Municipal; Mestrado em Administração Pública (PROFIAP) e Mestrado em Contabilidade (PPGCont / ICEAC / /FURG). Linhas de pesquisa: Pesquisa em Administração e Contabilidade; Gestão Estratégica de Pessoas; Inovações Gerenciais; Mudanças Organizacionais e Indicadores de Desempenho.

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; Diretora de Pós-Graduação/Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação; docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br) e integrante do GIEPES - Grupo internacional de estudos e pesquisas em Educação Superior (UNICAMP) do GEFFOP ? Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores (UNB). Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013), Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação (2013-2016); coordenação de projeto de pesquisa aprovado Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A; no Edital FAPERGS- PQG 001/2013, Edital FAPERGS PqG 2/2017, Edital nº 33/2012 - Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AULP), participa do GT- CLACSO: Universidades e Políticas de Educação Superior (2016-2019) e integra a Comissão intercontinental para a creditação no espaço do ensino superior em língua portuguesa da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), coordenou a Comissão Especial de Avaliação do Programa de formação de professores de educação superior de países africanos ? ProAfri Edição Moçambique e é coordenadora institucional do Programa Bolsas Brasil (PAEC/OEA). Membro do Comitê de Assessoramento da FAPERGS na área da Educação e Psicologia. Coordena projetos e ações de cooperação, na área da educação, com instituições da América Latina, África e Europa. É parecerista de inúmeros periódicos nacionais e estrangeiros e integra o Conselho Científico da Editora CRV, da Edgraf FURG e da Editora da UPF. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: gestão, formação e políticas de Educação Superior, avaliação Educacional, Educação Comparada, epistemologias e educação em ciências.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Gonçalves Fernandes, C. M., Kuster, C. M., Czarneski, F. R. C., & Tauchen, G. (2020). PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DE UM MODELO PARADGIMÁTICO. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 24(1), 23–38. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-8964

Edição

Seção

Artigos