APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12254

Palavras-chave:

aprendizagem organizacional, aprendizagem informal, facilitadores, inibidores, Institutos Federais de Ensino

Resumo

A aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade  com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal.

 

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Biografia do Autor

Tiele Silveira Carrasco, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, pós-graduada em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional - Uninter, Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração (2010), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Servidora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul no cargo de Contadora.

Francielle Molon da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Recursos Humanos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Professora da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2022-01-18

Como Citar

Carrasco, T. S., & da Silva, F. M. (2022). APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12254

Edição

Seção

Artigos