DETERMINANTES DA INTENÇÃO EM SEGUIR A CARREIRA NA CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO

Autores

  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria - UFSM https://orcid.org/0000-0003-2271-6432
  • Jennifer Lauren Seifert Marquezan Berlez Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Cláudia de Freitas Michelin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Gabriel Melo de Souza Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Ester Escalante Peiter Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n1-14971

Resumo

A Teoria do Comportamento Planejado contribui para o entendimento da intenção quanto à escolha da carreira. Diante disso, nesta pesquisa objetivou-se analisar os determinantes da intenção dos alunos concluintes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis em seguir a carreira profissional na área de Contabilidade. A metodologia aplicada é quantitativa e descritiva, adotando-se como procedimento científico a pesquisa de levantamento. Os dados foram obtidos por meio da aplicação do questionário para mensurar a intenção de escolha da carreira, desenvolvido por Santos (2016). Participaram da pesquisa 52 alunos concluintes de graduação em Ciências Contábeis. A análise dos dados compreendeu a modelagem de equações estruturais. O modelo validado apresentou poder explicativo de 56%. Como principal resultado destaca-se que atitudes pessoais e controle comportamental percebido são determinantes para que os graduandos vislumbrem seguir a carreira na área contábil. Esta pesquisa contribui para o desenvolvimento da área comportamental contábil, auxiliando no entendimento acerca das pretensões dos futuros bacharéis, bem como, apresenta contribuições científicas úteis para instituições de ensino, órgãos de classe e empresas do setor.

Palavras-chave: Profissão Contábil. Intenção Comportamental. Ciências Contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, Perícia e Auditoria. Bacharel em Ciências Contábeis pela URCAMP e Graduada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Jennifer Lauren Seifert Marquezan Berlez, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cláudia de Freitas Michelin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Gabriel Melo de Souza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduando de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ester Escalante Peiter, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduanda de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

Krüger, C., Seifert Marquezan Berlez, J. L. ., de Freitas Michelin, C., Melo de Souza, G., & Escalante Peiter, E. . (2023). DETERMINANTES DA INTENÇÃO EM SEGUIR A CARREIRA NA CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 27(1), 141–158. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n1-14971

Edição

Seção

Artigos