PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DE UM MODELO PARADGIMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-8964Palavras-chave:
Contabilidade, Práticas de Ensino e Aprendizagem, Publicações Científicas, Modelo ParadgimáticoResumo
A percepção de um processo evolutivo nas práticas de ensino e aprendizagem vem demandando por exigências não somente dos docentes como também dos discentes. Assim, o objetivo do estudo consiste em analisar a literatura acerca dos temas de ensino e aprendizagem em Contabilidade entre os anos de 1998 a 2018. Foram realizadas buscas nas bases de dados contidas no portal de periódicos CAPES, com o auxílio de palavras delimitadoras que resultaram em 23 artigos. A base para a discussão do estudo foi a partir do modelo paradigmático proposto por Martins e Theóphilo (2016). Optou-se pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin para a interpretação dos achados. Os resultados demonstram a necessidade de estudos que abordem teorias inerentes às práticas de ensino e aprendizagem, bem como façam uma exposição acerca das abordagens comportamentalista, cognitivista e construtivista, que visam auxiliar a compreensão frente à operacionalização de tais práticas. Notou-se, também, uma carência em pesquisas que versem interpretações a partir de técnicas de análises qualitativas. Assim, as contribuições inerentes aos resultados encontrados ratificam a incipiência de estudos na temática de ensino e aprendizagem, configurando uma lacuna de descobertas das práticas educacionais e como estas podem ser aplicadas, especialmente, na Contabilidade.Downloads
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Publicado
2020-04-22
Como Citar
Gonçalves Fernandes, C. M., Kuster, C. M., Czarneski, F. R. C., & Tauchen, G. (2020). PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DE UM MODELO PARADGIMÁTICO. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 24(1), 23–38. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-8964
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Seção
Artigos