A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL E SEUS REFLEXOS NAS PRÁTICAS E POLÍTICAS DE TREINAMENTO NA PREFEITURA DE DAMIÃO

Autores

  • João Moraes Sobrinho Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Ana Paula da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paráiba

Palavras-chave:

Administração pública gerencial. Reforma do Estado. Treinamento

Resumo

A fim de compreender como as administrações públicas estão se posicionando frente ao modelo de Administração Pública Gerencial, este trabalho se propôs a investigar como a utilização dos princípios da Administração Pública Gerencial se reflete nas práticas e políticas de treinamento na prefeitura do município de Damião/PB. Para isso foi tomado como base o estudo de caso, sob o caráter descritivo, numa perspectiva qualitativa, sendo que os coletados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturada. Os resultados apontaram que há resistência em deixar princípios patrimonialistas e burocráticos, apesar da implementação gerencial se fazer presente, tendo no servidor público o efeito direto desses princípios. Por fim, concluiu-se que a gestão pública, diante das inovações introdutórias pelas políticas públicas, estão substituindo gradualmente os outros modelos administrativos, porém, ainda não se aplica a gestão de pessoas adequadamente, qualificando ou treinando o quadro funcional para corresponder com as bases da administração gerencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Moraes Sobrinho, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

- Professor Universitário; - Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba - Pós-Graduado em Marketing e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Campina Grande. - Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba.

Ana Paula da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paráiba

Graduada em Letras e Pós-Graduada em Gestão Pública pelo IFPB

Downloads

Publicado

2015-11-17

Como Citar

Sobrinho, J. M., & da Silva, A. P. (2015). A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL E SEUS REFLEXOS NAS PRÁTICAS E POLÍTICAS DE TREINAMENTO NA PREFEITURA DE DAMIÃO. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 19(1), 21–32. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4888

Edição

Seção

Artigos