Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores <BR> Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians

Autores

  • Marilene Guedes Dias Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Christine da Silva Schröeder Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Palavras-chave:

endomarketing, universidade comunitária, percepções

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos funcionários. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, com entrevista a responsáveis pela gestão de endomarketing e aplicação de questionário aos funcionários do setor financeiro da instituição, setor este escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos colaboradores pesquisados sobre o uso, a efetividade e a importância destes instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta um potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região a qual se encontra inserida, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Guedes Dias, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Pós-Graduada (MBA) em Gestão de Pessoas pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2011).

Christine da Silva Schröeder, Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

Dias, M. G., & Schröeder, C. da S. (2014). Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores &lt;BR&gt; Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 17(2), 77–86. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030

Edição

Seção

Artigos