PADRÕES TECNOLÓGICOS NA ATIVIDADE LEITEIRA NA REGIÃO COREDE PRODUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • MARIZA DE ALMEIDA Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo
  • CLAILTON ATAÍDES DE FREITAS Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • MARCO ANTÔNIO MONTOYA Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • RITA INÊS PAETZHOLD PAULI Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12716

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar os padrões tecnológicos dentre os tipos de produtores de leite na região Corede Produção, noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil, no ano de 2013. Para tanto, utilizou-se estatística multivariada, mais especificamente, análise fatorial exploratória, análise de clusters e análise discriminante múltipla, dados secundários resultantes do Diagnóstico da Produção de Leite no Corede Produção realizado no ano de 2013 e, 24 variáveis relacionadas com características socioeconômicas, administrativas, estruturais, técnicas e de manejo. Com uso dos escores fatoriais e da análise de cluster, identificou-se três grupos (tipos) de produtores de leite: o grupo A, que apresenta padrão tecnológico avançado; o grupo B, com baixo padrão tecnológico, conhecido como tradicional; e, por fim, o grupo C, que dispõem de padrão tecnológico intermediário. Tais resultados foram verificados com uso da análise discriminante, a qual apontou boa qualidade de acerto, e com variáveis que corroboram para diferenciar os padrões tecnológicos dentre os produtores de leite da região Noroeste Gaúcha, as suas disparidades e seus consequentes níveis de produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIZA DE ALMEIDA, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo

Doutoranda em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Mestre em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

CLAILTON ATAÍDES DE FREITAS , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutor em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

MARCO ANTÔNIO MONTOYA, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade de Passo Fundo (UPF).

RITA INÊS PAETZHOLD PAULI, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutora na Cardiff University, no País de Gales - Reino Unido em Geography and Planning, no Sustainable Places Research Institute. Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Economia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

DE ALMEIDA, M., ATAÍDES DE FREITAS , C., ANTÔNIO MONTOYA, M. ., & INÊS PAETZHOLD PAULI, R. (2022). PADRÕES TECNOLÓGICOS NA ATIVIDADE LEITEIRA NA REGIÃO COREDE PRODUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12716

Edição

Seção

Artigos