DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA): DISTRIBUIÇÃO DAS RIQUEZAS DAS EMPRESAS LISTADAS NOS NÍVEIS 1 E 2 DA B3

Autores

  • Carla Hosser Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Luciana Nunes Ferreira Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Isabel Teresinha Dutra Soares Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Nilo Valter Karnopp Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9407

Palavras-chave:

Demonstração do Valor Adicionada, Geração de riqueza, Distribuição de riqueza

Resumo

A promulgação da Lei nº 11.638/07 tornou obrigatória a publicação da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) para as Sociedades Anônimas. Conforme o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC 09, Valor Adicionado representa a riqueza criada pela empresa. Este estudo teve como objetivo geral verificar como as empresas distribuem suas riquezas entre colaboradores, governo, remuneração de capital de terceiros e capital próprio. Esta pesquisa caracterizou-se como documental, abordando o problema de forma quantitativa, coletando dados de 47 empresas dos dois Níveis de Governança, Nível 1 e Nível 2, divulgados na B3, para os anos de 2015, 2016 e 2017. Os principais resultados demonstram que, no Nível 1, o setor que mais gerou riqueza foi o Financeiro, enquanto que, no Nível 2, foi o de Petróleo. Em ambos os Níveis, analisando a média de riqueza distribuída, em 2015, os terceiros receberam a maior parte da riqueza, e, em 2016 e 2017, a maior parte da riqueza foi distribuída para o Governo. Este estudo permitiu conhecer como as empresas distribuem suas riquezas, o que pode auxiliar na tomada de decisões das empresas, dada a alta carga tributária no Brasil. A escolha dos níveis 1 e 2 se deu em vista da possibilidade de obtenção de um material mais detalhado para a investigação. Para estudos futuros, sugere-se averiguar outros níveis de governança da Bovespa, com o intuito de verificar, também, como se dá a distribuição da riqueza das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Hosser, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Especialização em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rio Grande (2015). MBA em Gestão Estratégica de Negócios na UFPEL. Atualmente é Analista Contábil Senior - Safras e Cifras A e C Contábil Ltda. Registro CRC-RS 090341/O-0 e no Cadastro Nacional de Peritos: 6223

Luciana Nunes Ferreira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestre em Administração na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutoranda em Sistemas de Produção Agrícola Familiar na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Especialista em Gestão Contábil pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Atualmente é professora da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atuou na área contábil, financeira e de custos. Os interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de contabilidade gerencial, gestão financeira, gestão de custos e gestão de propriedades rurais.

Isabel Teresinha Dutra Soares, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Especialista em Negócios Internacionais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Administração - Unisinos. Graduada em Letras Português./Inglês e com as Respectivas Literaturas - Unisinos. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Administração. Foi gerente de exportação na Bettanin Industrial S.A., internacionalizando a empresa em 35 países. Atua principalmente nos seguintes temas: Negócios Internacionais, Sustentabilidade, Comércio Exterior, Logística, Marketing: canal de distribuição e Negociação.

Nilo Valter Karnopp, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestre em Administração de Empresas - ênfase Finanças e Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorado inconcluso em Administração Financeira Estratégica cursado na Universidad de La Empresa - UDE - Montevidéo - Uruguai. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Administração da UFPel. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças Empresariais, em empresas multinacionais.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

Hosser, C., Ferreira, L. N., Soares, I. T. D., & Karnopp, N. V. (2020). DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA): DISTRIBUIÇÃO DAS RIQUEZAS DAS EMPRESAS LISTADAS NOS NÍVEIS 1 E 2 DA B3. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 24(2), 9–22. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-9407