EVIDÊNCIAS DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO NAS MACRORREGIÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Fernanda Cigainski Lisbinski Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. https://orcid.org/0000-0001-9131-5996
  • Adriano José Pereira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Priscila Soares dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Lázaro César Dias Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-12071

Palavras-chave:

Desindustrialização. Economia Regional. Industrialização no Nordeste.

Resumo

trabalho tem como objetivo analisar os possíveis indícios de desindustrialização na economia brasileira a partir de uma análise nas macrorregiões brasileira. Nesse sentido, analisaram-se dados macrorregionais referentes ao período de 1999 a 2016, utilizando indicadores de desindustrialização usualmente encontrados na literatura. Além disso, foram analisadas as diferenças macrorregionais da relação Valor de Transformação Industrial/Valor Bruto de Produção Industrial, destacando que as macrorregiões Sudeste, Sul e Nordeste são as que representam a maior parte do Valor Adicionado Bruto Industrial. Por fim, fez-se uma análise dos principais setores industriais das macrorregiões do Sudeste, Sul e Nordeste, verificando o comportamento dos principais setores da indústria de transformação. Conclui-se que, em nível regional, as regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste acumulam fortes indícios de desindustrialização, enquanto a macrorregião Nordeste é a que menos sofreu com os impactos da desindustrialização no Brasil. Isso se deve aos incentivos fiscais concedidos pelo estado para a fixação de empresas nessa região, fazendo com que indústrias da Região Sul e Sudeste migrem para essa região em busca desse benefício e de mão de obra barata. Isso leva a crer que a indústria brasileira segue no caminho da desindustrialização e que a trajetória desse processo difere entre as regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cigainski Lisbinski, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Mestranda em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Bolsista da Capes. E-mail: fernandacl32@hotmail.com.

Adriano José Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Economia pelo PPGE/UFRGS. Mestre em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Mestrado em Economia e Desenvolvimento da UFSM.

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Mestrado em Economia e Desenvolvimento da UFSM e Bolsista de Produtividade do CNPq.

Priscila Soares dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Economia e Desenvolvimento pela UFSM e Bolsista Capes. E-mail: pri.soaares@gmail.com.

Lázaro César Dias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Economia e Desenvolvimento pela UFSM e Bolsista Capes. E-mail: lzr.cezar@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Lisbinski, F. C., Pereira, A. J., Coronel, D. A., dos Santos, P. S., & Dias, L. C. (2021). EVIDÊNCIAS DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO NAS MACRORREGIÕES BRASILEIRAS. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(2), 105–123. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-12071