O papel do estado no desenvolvimento regional: análise das políticas públicas voltadas ao artesanato na cidade de Lajes Pintadas - Rio Grande do Norte <BR> The role of the state in regional development: analysis of public policies on handicraft in the

Autores

  • João Moraes Sobrinho Universidade Federal da Paraíba - PPGA - Mestrando
  • Thaís Barbosa Ferreira Universidade Federal da Paraíba - PPGA
  • Diogo Henrique Helal Universidade Federal da Paraíba - Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Doutorado e Mestrado)
  • Márcia da Silva Costa Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (mestrado e doutorado)

Palavras-chave:

Políticas públicas. Artesanato. Estado.

Resumo

Por meio do artesanato, os artesãos conseguem expressar valores de uma cultura e peculiaridades de suas regiões. Este trabalho discute o papel do Estado como promotor do desenvolvimento através de políticas públicas de apoio à atividade artesã. O artesanato se apresenta como alternativa para a geração de oportunidades e constitui uma importante fonte de renda no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto das políticas públicas e ações voltadas ao desenvolvimento regional através do apoio voltado ao estímulo da atividade artesã no município de Lajes Pintadas, no Rio Grande do Norte. A metodologia adotada teve caráter descritivo e a pesquisa foi delineada como estudo de caso. Os dados para a realização desse estudo foram coletados através de pesquisa documental, entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Os principais resultados indicaram que as ações de geração de emprego e renda constituem-se em importantes estratégias para fomentar o desenvolvimento regional e propiciar melhores condições de vida para as famílias envolvidas com o artesanato. Entretanto, as ações desenvolvidas ainda se mostram insuficientes, pois ainda são poucos os beneficiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Moraes Sobrinho, Universidade Federal da Paraíba - PPGA - Mestrando

Professor Universitário; Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba - Pós-Graduado em Marketing e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Campina Grande. - Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba.

Thaís Barbosa Ferreira, Universidade Federal da Paraíba - PPGA

Mestranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba

Diogo Henrique Helal, Universidade Federal da Paraíba - Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Doutorado e Mestrado)

Doutor em Ciências Humanas - Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais

Márcia da Silva Costa, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (mestrado e doutorado)

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 2002

Downloads

Publicado

2014-05-21

Como Citar

Sobrinho, J. M., Ferreira, T. B., Helal, D. H., & Costa, M. da S. (2014). O papel do estado no desenvolvimento regional: análise das políticas públicas voltadas ao artesanato na cidade de Lajes Pintadas - Rio Grande do Norte &lt;BR&gt; The role of the state in regional development: analysis of public policies on handicraft in the. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 17(1), 23–34. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3805

Edição

Seção

Artigos