<b>Avaliação econômica de um policultivo de carpas chinesas por pequenos produtores rurais e pescadores de Rio Grande e São José do Norte - RS. </b>

Autores

  • Márcio Martinez Echevenguá
  • Mário Roberto Chim
  • Patrízia Raggi Abdallah

Palavras-chave:

carpa, pequenos produtores, pescadores artesanais, avaliação econômica

Resumo

O projeto de policultivo de carpas chinesas se destina a pequenos produtores rurais e pescadores artesanais dos municípios de Rio Grande e São José do Norte, selecionados por critérios técnicos e sócio-econômicos, visando à implantação de 20 viveiros com 0,5ha. Uma cooperativa de produção, beneficiamento e comercialização do pescado, diversificará a atividade rural, gerando renda e contribuindo para um sistema de produção coletivo, economicamente viável e ambientalmente sustentável com a obtenção de produtos com valor protéico de qualidade. Então, este estudo tem por objetivo organizar os itens de produção do projeto da FURG e realizar uma análise econômica, caracterizando o mérito deste tipo de produção no mercado (indicadores de mérito: Período de Retorno do Capital, Rentabilidade Simples e Índice de Lucratividade, para um viveiro de 0,5ha, considerando apenas a produção de peixe vivo, durante o período de 12 meses). Os resultados demonstram que em 2,38 anos os pequenos produtores rurais e os pescadores artesanais, estariam recuperando o capital investido. Isso se evidencia com o valor de 0,42, estimado para a rentabilidade simples, em um ano, para cada unidade na qual foi investido, obtendo-se um retorno de 0,42; tornando o policultivo de carpas chinesas uma boa fonte alternativa de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Martinez Echevenguá

Graduação em Engenharia de Alimentos (2002) e Mestrado em Aqüicultura (2006) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é encarregado de produção da Cooperativa Central Oeste Catarinense - Aurora Alimentos.

Mais informações: Currículo Lattes

Mário Roberto Chim

Graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1972), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atualmente é professor associado da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Patrízia Raggi Abdallah

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1987), com Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1990), Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1999) e Pós-Doutorado no Fisheries Economic Research Unit - Fisheries Centre - University of British Columbia, Canada (2006), com projeto na área de Economia Pesqueira. Atualmente é professora associada da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

Echevenguá, M. M., Chim, M. R., & Abdallah, P. R. (2011). &lt;b&gt;Avaliação econômica de um policultivo de carpas chinesas por pequenos produtores rurais e pescadores de Rio Grande e São José do Norte - RS. &lt;/b&gt;. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 11(1), 9–16. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/565

Edição

Seção

Artigos