A CADEIA PRODUTIVA DA PISCICULTURA EM SÃO LOURENÇO DO SUL/RS

Autores

  • Ivanilda Foster de Almeida Mestre em Gerenciamento Costeiro. Pesquisadora associada ao LabGERCO/IO/FURG, Campus São Lourenço do Sul.
  • Jéssica Fischer Mestre em Gerenciamento Costeiro. Pesquisadora associada ao LabGERCO/IO/FURG, Campus São Lourenço do Sul.
  • Janaína Maria Ferreira de Soares Mestre em Gerenciamento Costeiro. Pesquisadora associada ao LabGERCO/IO/FURG, Campus São Lourenço do Sul.
  • Luceni Medeiros Hellebrandt Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH/UFSC
  • Lúcia de Fátima Socoowiski de Anello Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta do IO/FURG. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro.
  • Tatiana Walter Doutora em Ciências Sociais. Professora Adjunta do IO/FURG. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro.

Palavras-chave:

cadeia produtiva, piscicultura familiar, políticas públicas, São Lourenço do Sul/RS

Resumo

A presente pesquisa fez uso do aporte analítico de cadeia produtiva associado ao aporte teórico de Sistemas Agroalimentares Localizados (SIAL) com o intuito de caracterizar a cadeia produtiva da piscicultura em São Lourenço do Sul. A intenção era compreender a relação entre piscicultura e agricultura familiar e como esta relação reverbera na condução das políticas públicas no município. A metodologia apoiou-se na pesquisa social qualitativa, fazendo uso de procedimentos diversificados e da técnica de triangulação para consistência dos dados, envolvendo entrevistas com instituições locais que dão suporte à piscicultura e 23 produtores, no período de maio a outubro de 2012. Ao longo da Semana Santa, em 2013, a comercialização de pescado foi observada. E, em um terceiro momento, foi realizada entrevista estruturada junto ao Escritório local da EMATER, a fim de obter dados quantitativos. Os resultados apontam a interrelação entre piscicultura e agricultura familiar, em que a maior parte da produção é destinada ao autoconsumo e ao comércio de vizinhança. A cadeia produtiva é circunscrita ao próprio município, com exceção dos alevinos providos por outras regiões do estado. Em relação às políticas públicas, verifica-se que elas são existentes, mas pouco acessíveis aos produtores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanilda Foster de Almeida, Mestre em Gerenciamento Costeiro. Pesquisadora associada ao LabGERCO/IO/FURG, Campus São Lourenço do Sul.

Tecnóloga em Gestão Ambiental, Mestre em Gerenciamento Costeiro. Pesquisadora na área de cadeia produtiva do pescado oriundo da pesca artesanal e da piscicultura familiar.

Jéssica Fischer, Mestre em Gerenciamento Costeiro. Pesquisadora associada ao LabGERCO/IO/FURG, Campus São Lourenço do Sul.

Tecnóloga em Gestão Ambiental, Mestre em Gerenciamento Costeiro. Pesquisadora na área de cadeia produtiva do pescado oriundo da pesca artesanal e da piscicultura familiar.

Janaína Maria Ferreira de Soares, Mestre em Gerenciamento Costeiro. Pesquisadora associada ao LabGERCO/IO/FURG, Campus São Lourenço do Sul.

Tecnóloga em Gestão Ambiental, Mestre em Gerenciamento Costeiro. Pesquisadora na área de cadeia produtiva do pescado oriundo da pesca artesanal e da piscicultura familiar.

Luceni Medeiros Hellebrandt, Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH/UFSC

Pesquisadora na área de pesca artesanal, envolvendo as questões de gênero, conflitos e cadeia produtiva do pescado.

Lúcia de Fátima Socoowiski de Anello, Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta do IO/FURG. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro.

Atua em pesquisas na área de gestão ambiental e de pesca artesanal.

Tatiana Walter, Doutora em Ciências Sociais. Professora Adjunta do IO/FURG. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro.

Pesquisadora na ârea da pesca artesanal, com ênfase na cadeia produtiva do pescado; gestão pesqueira e avaliação de impactos sociais.

Downloads

Publicado

2017-02-07

Como Citar

de Almeida, I. F., Fischer, J., Soares, J. M. F. de, Hellebrandt, L. M., Anello, L. de F. S. de, & Walter, T. (2017). A CADEIA PRODUTIVA DA PISCICULTURA EM SÃO LOURENÇO DO SUL/RS. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 20(2), 111–126. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/6040

Edição

Seção

Artigos