ANÁLISE DO IMPACTO DAS POLÍTICAS DE COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n2-15094

Resumo

Resumo

O objetivo deste estudo é testar a efetividade das políticas de combate ao desmatamento na Amazônia Legal brasileira implementadas entre 2004 e 2008 nos municípios isolados da região. Buscamos identificar o efeito destas mudanças legais ao analisar o incremento do desmatamento em dois períodos: 2002 a 2007 e 2005 a 2010. Utiliza-se a metodologia de diferença em diferenças, considerando os municípios não metropolitanos como o grupo tratado e municípios metropolitanos como o grupo controle. Os resultados indicam uma redução no incremento do desmatamento de 11,289 km2 por município em média após a implementação da política ambiental de 2004, e uma redução de aproximadamente 13,464 km2 após a implementação do conjunto de políticas ambientais de 2008. Diferentes grupos de tratamento, análise de estudo de evento e 3 tipos diferentes de testes de placebo foram empregados para verificar a robustez dos resultados. Os testes de robustez corroboram os resultados encontrados. As evidências encontradas ressaltam a importância de políticas de combate ao desmatamento em regiões isoladas dos centros urbanos. Os resultados encontrados fornecem novas evidências relacionadas à efetividade relativa de políticas de combate ao desmatamento em municípios isolados na região, além de analisar isoladamente as políticas implementadas nos anos 2000 em períodos distintos.

 

Palavras-chave: economia ambiental, desmatamento, Amazônia Legal Brasileira, legislação ambiental, diferença em diferenças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Benevit, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Economia Aplicada (2022) pelo Programa de Pós-graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Carolina Silva da Trindade, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Economia Aplicada na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Roberto Bezerra de Melo Junior, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Daniel de Abreu Pereira Uhr, Universidade Federal de Pelotas

Pós-Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Doutor em Economia pela Universidade de Brasilia (UnB). Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).  

Julia Gallego Ziero Uhr, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).  Doutora e Mestra em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Benevit, B., Silva da Trindade, C., Bezerra de Melo Junior, R., de Abreu Pereira Uhr, D., & Gallego Ziero Uhr, J. (2023). ANÁLISE DO IMPACTO DAS POLÍTICAS DE COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 27(2), 89–104. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n2-15094

Edição

Seção

Artigos