A GESTÃO DO CONHECIMENTO HOLÍSTICA: ANÁLISE DE ADERÊNCIA DO MODELO DE TERRA (2005)

Autores

  • Fábio Corrêa Centro Universitário Newton Paiva http://orcid.org/0000-0002-2346-0187
  • Fabrício Ziviani Universidade FUMEC e UEMG
  • Renata de Souza França Universidade FUMEC
  • Jurema Suely de Araujo Nery Ribeiro Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8189

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Paradigma holístico. Gestão do Conhecimento holística. Terra (2005). Análise de Conteúdo.

Resumo

Há uma diversidade de modelos de Gestão do Conhecimento apresentados na literatura. Entretanto, há uma contundente sinalização para que tais modelos sejam orientados ao paradigma holístico. Mediante a esta necessidade, esta pesquisa caracteriza a Gestão do Conhecimento holística e as partes que a compõe. Esse feito tem por intento alicerçar o objetivo geral de analisar a aderência do modelo de Terra (2005) a GC holística. Para promover essa análise a abordagem qualitativa-quantitativa foi adotada como procedimento metodológico. Por resultado o modelo de Terra (2005) se adere em 69,2% pontos percentuais a Gestão do Conhecimento holística, conforme caracterização apresentada nesta pesquisa, permitindo concluir que há oportunidade de desenvolvimento de modelos mais abrangentes. Acredita-se que essa pesquisa tende a contribuir por delinear o que consiste a Gestão do Conhecimento holística e suas partes, criando um alicerce para o desenvolvimento de novos modelos pautados no paradigma holístico. Ademais, contribui por apresentar um método que, se aplicado a outros modelos, tende a revelar o status dessa gestão organizacional e direcionar pesquisas para que se contemple o gerenciamento do conhecimento de forma totalitária nas organizações. Assim, a aplicação do método desta pesquisa em outros modelos é uma sugestão de pesquisa futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Centro Universitário Newton Paiva

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC e UEMG

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor Adjunto VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Executivo da TECINOVA Soluções Corporativas LTDA. Possui quatorze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Atua principalmente nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

Renata de Souza França, Universidade FUMEC

Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela PUC - Minas, Gestão de Projetos pela Faculdade Pitágoras e Gestão Educacional, também pela Faculdade Pitágoras. Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Possui vasta experiência em coordenação de equipes e atividades organizacionais, nas quais se mantêm ativa. Também possui experiência na docência, lecionando para cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharias e logística. Atualmente, participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade Fumec, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Possui habilidade para trabalhar em equipe, boa comunicação e liderança.

Jurema Suely de Araujo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC. Possui Mestrado em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD(2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA(2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA(2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Diretora Executiva da Capacitar JNR. Construiu sua trajetória com, experiência de 30 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 14 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Kroton, SENAC, Newton Paiva, Pitágoras, PUC, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente, participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade Fumec, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Orientadora de trabalhos de MBA com foco em gestão. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais. É Consultora Organizacional e Professora Universitária.

Downloads

Publicado

2019-06-06

Como Citar

Corrêa, F., Ziviani, F., França, R. de S., & Ribeiro, J. S. de A. N. (2019). A GESTÃO DO CONHECIMENTO HOLÍSTICA: ANÁLISE DE ADERÊNCIA DO MODELO DE TERRA (2005). SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 23(1), 35–48. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8189

Edição

Seção

Artigos