Gestão do conhecimento: o caso do centro oftalmológico de diagnose e terapêutica.

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Marcos Lopez Baptista Dalmau, Patricia de Sá Freire, Andressa Sasaki Vasques Pacheco

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar e discutir de que forma a gestão do conhecimento está sendo encaminhado em um Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica. Para tanto se utilizou o modelo de construção do conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi e a abordagem dos pilares de Probst et. al. Realizou-se pesquisa descritiva, qualitativa mediante entrevista e análise documental, e estudo de caso. A análise de dados foi feita através do estabelecimento de relações entre a análise documental, as informações obtidas nas entrevistas e a observação dos pesquisadores, estabelecendo relações com a teoria. Percebeu-se que a empresa se preocupa em fortalecer os pilares da criação do conhecimento organizacional desde a promoção da socialização como a edição de livro de oftalmologia geral e manutenção de Centro de Estudos em Oftalmologia para a educação continuada. Conclui-se que o CODT possui características culturas facilitadoras da gestão do conhecimento, porém, falta o empenho necessário para que a gestão do conhecimento seja implantada de fato.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Conhecimento, Centro de Estudos.

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SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

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