EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS

Autores

  • Cleber Carvalho Santana
  • Reinaldo Martins Lemos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3952

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Conscientização, Meio Ambiente.

Resumo

O enfoque fragmentado dado aos temas relativos às questões ambientais nas escolas tem gerado conceitos confusos. O que podemos perceber são alunos decorando textos prontos para obtenção de notas. Desse modo, a aquisição do saber, necessária à transformação/construção de um sujeito cidadão consciente e crítico de sua realidade, fica comprometida. Assim evidenciamos uma visão restrita e simplista com idéia e valor mercantilistaexploratória. É fundamental que se tenha uma visão holística, buscando nortear o aprendizado de forma coerente, aliando consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais. Sem objetivos claros e metodologias específicas é inevitável a percepção distorcida e pouco prática que se tem da problemática que envolve o meio ambiente. Este trabalho esta voltada à necessidade de se construir subsídios sólidos para se ter uma racionalização na abordagem dos temas ambientais no contexto escolar. A partir dessa premissa foram aplicados questionários a professores e alunos visando uma reflexão sobre as dificuldades e os desafios para inserir e integrar a Educação Ambiental na rotina das escolas.

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Biografia do Autor

Cleber Carvalho Santana

Graduado em Pedagogia e Especialista em Educação Geoambiental

Reinaldo Martins Lemos

Professor convidado no Curso de Especialização em Educação Geoambiental – FACSUL/UNIME.

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

Santana, C. C., & Lemos, R. M. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3952