EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3952Keywords:
Educação Ambiental, Conscientização, Meio Ambiente.Abstract
O enfoque fragmentado dado aos temas relativos às questões ambientais nas escolas tem gerado conceitos confusos. O que podemos perceber são alunos decorando textos prontos para obtenção de notas. Desse modo, a aquisição do saber, necessária à transformação/construção de um sujeito cidadão consciente e crítico de sua realidade, fica comprometida. Assim evidenciamos uma visão restrita e simplista com idéia e valor mercantilistaexploratória. É fundamental que se tenha uma visão holística, buscando nortear o aprendizado de forma coerente, aliando consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais. Sem objetivos claros e metodologias específicas é inevitável a percepção distorcida e pouco prática que se tem da problemática que envolve o meio ambiente. Este trabalho esta voltada à necessidade de se construir subsídios sólidos para se ter uma racionalização na abordagem dos temas ambientais no contexto escolar. A partir dessa premissa foram aplicados questionários a professores e alunos visando uma reflexão sobre as dificuldades e os desafios para inserir e integrar a Educação Ambiental na rotina das escolas.Downloads
References
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.
______. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 5.ed. São Paulo: Global, 1998.
_______. Educação Ambiental. Disponível em:
<http://www.seia.ba.gov.br/educacao/template01.cfm?idCodigo=184>. Acesso em: 22 de jan.
GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Fund. Peirópolis, 2000.
GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na Educação. São Paulo: Papirus Editora, 2
ed.1998.
GUTIÉRREZ, F. e PRADO C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. São Paulo: Cortez,
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Informações do Censo 2007.
Disponível em: <http://www.ibge.org.br>. Acesso em: 16 de janeiro de 2009
LOUREIRO, C. F. B. Corpo, Ambiente e Educação em uma Sociedade em Transformação.
In: Educação, Ambiente e Sociedade: idéias práticas em debate. 1.ed. Serra: Companhia
Siderúrgica de Tubarão, 2004.
PEDRINI, A. G.; DE-PAULA, J. C. Educação Ambiental: críticas e propostas. In: PEDRINI,
A. G. (org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis:
Vozes, 2002.
SOS MATA ATLANTICA. Disponível em: <http://www.sosmataatlantica.org.br/>. Acesso
em: 03 fev. 2009.
TRAVASSOS, E. G.; A prática da educação ambiental nas escolas, Meditação: Porto
Alegre, 2006.
WIKIPEDIA. Apresenta Informações Gerais. Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Eun%C3%A1polis>. Acesso em: 03 fev. 2009.