Percepção ambiental sobre mudanças climáticas por meio de incentivo a construção de uma horta orgânica em escola municipal de Landri Sales-PI

Autores

  • Raynara da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE https://orcid.org/0000-0001-8806-2721
  • Weslley Maycon Neris Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19409

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade Escolar, Percepção Ambiental

Resumo

As alterações no clima têm provocado problemas ambientais que estão sendo postos em discussão. Como meio para minimizar e conscientizar a população sobre esses riscos, a educação ambiental é ferramenta necessária nesse processo de transformação dos cidadãos. Pensando nisso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa exploratória, cujo objetivo foi compreender a percepção dos alunos de como a Educação Ambiental pode auxiliar na compreensão sobre Mudanças Climáticas, incentivando a construção de horta orgânica. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Marques da Rocha (Landri Sales-PI), com aplicação de dois questionários (pré e pós-palestra) aos alunos do 9º ano para toda a comunidade escolar. Os dados mostraram que a palestra teve um impacto educativo relevante, promovendo a conscientização sobre hortas orgânicas, integrando conceitos teóricos, práticas sustentáveis e benefícios ambientais. Esses resultados podem indicar que essas atividades podem contribuir com essa compreensão, promovendo-se no ambiente escolar a discussão dos aspectos sociais visando a sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Raynara da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Fiscal Ambiental na Prefeitura de Landri Sales - PI. Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021). Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI/CPCE). Participou da Empresa Florestal do Piauí Júnior - EfloPI Jr., empresa júnior de consultoria e assessoria florestal onde foi Membro Associada Efetiva da gestão entre (2014/2015), Conselho Fiscal (2015/2016), Vice-presidente (2016/2017) e Presidente (2017/2018).

Weslley Maycon Neris Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) atuando nas áreas das ciências ambientais. Trabalhou como Consultor Técnico Ambiental participando de equipes na elaboração de estudos ambientais e execução de programas ambientais (EIA/RIMA, RCA/PCA, PRAD e PBA).

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

da Silva, R. F., & Batista, W. M. N. (2025). Percepção ambiental sobre mudanças climáticas por meio de incentivo a construção de uma horta orgânica em escola municipal de Landri Sales-PI. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 378–395. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19409

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências