Conhecimentos e práticas de professores de ciências e biologia sobre racismo ambiental
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17475Palavras-chave:
Currículo, Educação Ambiental, Ensino de Ciências.Resumo
Racismo ambiental é o termo utilizado para denominar situações em que as vulnerabilidades socioambientais se expressam nas vidas de determinados grupos como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores e pequenos agricultores, que, historicamente, são expulsos de suas terras e impelidos para zonas de sacrifício, como favelas e comunidades. O presente trabalho tem como objetivo averiguar as percepções, os saberes e as dúvidas de professores de ciências e de biologia da Educação Básica sobre o racismo ambiental. A pesquisa é de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de entrevistas realizadas com cinco professores da rede pública estadual do município de Seropédica. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Temática e os resultados apontam que existe pouco conhecimento sobre racismo ambiental e uma possível ausência do tema nos currículos do Ensino Superior – graduação e pós-graduação.
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