Conhecimentos e práticas de professores de ciências e biologia sobre racismo ambiental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17475

Keywords:

curriculum; environmental education; science teaching.

Abstract

Environmental racism is the term used to describe situations in which socio-environmental vulnerabilities manifest in the lives of specific groups such as indigenous peoples, quilombolas, riparian communities, fishermen, and small farmers, who historically are expelled from their lands and pushed into sacrifice zones like slums and communities. The present study aimed to investigate the perceptions, knowledge, and doubts of science and biology teachers in basic education regarding environmental racism. The research employed a qualitative approach, developed from interviews conducted with five teachers from the state public school system in the municipality of Seropédica. Thematic Content Analysis was used to analyze the data, and the results indicate a lack of awareness about environmental racism and a potential absence of the topic in higher education and postgraduate curricula.

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Author Biographies

Laura Moreira Pinto Santiago, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas e atualmente possui interesse nas áreas de Educação, Ensino de Biologia, Educação Ambiental, Racismo Ambiental, Biologia Marinha, Gênero e Sexualidade. Participou de projetos de pesquisa, como bolsista PIBIC-UFRRJ, com linha de pesquisa voltada para a inserção da temática Racismo Ambiental na formação de professores e na educação básica.

Julio Cesar Soares Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2023). Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na área de currículo. Atuou principalmente nos seguintes temas: saída de campo online, teoria da aprendizagem significativa, semana acadêmica, biologia e ensino de ciências.

Zilene Moreira Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Vassouras, Mestre e Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Fui professora de Ciências e Biologia pela Secretaria Estadual de Educação (2002-2016). Possuo experiência no Magistério Superior desde 2016 quando fui aprovada por concurso público. Tenho experiência em ensino e pesquisa sobre formação de professores, estágio curricular, gênero na educação, ensino de ciências e desigualdades de gênero na ciência. Atualmente sou professora da disciplina de Sociologia da Educação pelo Instituto de Educação, e do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ.

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Published

2025-08-15

How to Cite

Moreira Pinto Santiago, L., Soares Gomes, J. C., & Moreira Pereira, Z. (2025). Conhecimentos e práticas de professores de ciências e biologia sobre racismo ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 220–241. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17475