A educação ambiental e a mobilização e participação social nos planos municipais de saneamento básico
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17071Palavras-chave:
educação ambiental; mobilização e participação social; saneamento básico.Resumo
Este artigo visa apontar as contribuições e limitações da Educação Ambiental frente a um processo de mobilização e participação social dos agentes que constituem os Planos Municipais de Saneamento Básico. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica em documentos históricos e oficiais, em disposições legais e em autores da Educação Ambiental. Ao analisar o material constatamos que o Brasil tem um histórico de baixa mobilização e participação social nos processos decisórios. Concluímos que a Educação Ambiental pode contribuir para atuação dos sujeitos nos processos sociais, construindo valores, conhecimentos e habilidades voltados para a conservação do meio ambiente e concretização do saneamento básico, sendo limitada somente na ausência da democracia. Cabe aos responsáveis pelo saneamento básico, criar um ambiente propício para que a mobilização e a participação social aconteçam e, aos usuários, cabe participarem efetivamente na elaboração, execução e fiscalização dos serviços.
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