Comunidades “invisíveis” dos rios

uma oficina de educação ambiental sobre invertebrados bentônicos

Autores

  • Maria Eduarda de Castro Cosendey Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jorge Gabriel Fernandes Genovez Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Silvina Bevilacqua Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rafael Nogueira Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16229

Palavras-chave:

Bioindicadores, Ensino de Ciências, Educação bioinspirada

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre invertebrados bentônicos (IB) de rios. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários e pela observação de gestos e comentários dos estudantes. Os resultados indicam uma baixa compreensão sobre os IB, quando comparada ao conhecimento sobre outras formas de vida nos rios. Além disso, constatou-se uma considerável confusão entre os estudantes ao discernir quais animais habitam ambientes de água doce ou marinhos. Por fim, observou-se alta aceitação dos estudantes em relação à oficina, sendo as curiosidades citadas sobre os IB o que os mais despertou interesse.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda de Castro Cosendey Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCIAC). Integrante do Laboratório Integrado de Ecologia Aquática no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ (2023).

Jorge Gabriel Fernandes Genovez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCIAC). Integrante do Laboratório Integrado de Ecologia Aquática no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ (2023).

Maria Silvina Bevilacqua, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Técnica de pesquisa - Bióloga no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Possui Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe, Argentina (2012), homologado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também possui mestrado (2014) e doutorado (2019) em Ciências Ambientais e Conservação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rafael Nogueira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Macaé (RJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2022).

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Alves, M. E. de C. C., Genovez, J. G. F., Bevilacqua, M. S., & Costa, R. N. (2024). Comunidades “invisíveis” dos rios : uma oficina de educação ambiental sobre invertebrados bentônicos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 339–358. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16229