Infâncias, cuidado, liberdade, pertencimento

inspirações indígenas para uma pedagogia nativa

Autores

  • Lea Tiriba Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Mauro Guimarães Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.15538

Palavras-chave:

Infâncias indígenas. Decolonialidade. Educação Ambiental.

Resumo

Em meio à crise ambiental planetária, radicalizamos movimentos de busca de referências conceituais que nos apontem alternativas civilizatórias e indiquem pistas teórico-práticas para o desmonte do modelo escolar eurocêntrico, referenciado no capitalismo colonialista que devasta a Terra.  Atento a modos de conceber a existência em conexão com o cosmos, este ensaio se volta para povos originários brasileiros, interessado em perceber o lugar das crianças na organização de suas sociedades e nos processos de constituição de sujeitos coletivos. O conhecimento é fruto de revisão bibliográfica, visitas a aldeias e diálogo com lideranças indígenas. As análises se apoiam na filosofia espinosana, em epistemes nativas, em estudos dos campos da antropologia da criança, da educação infantil e da educação ambiental crítica.

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Biografia do Autor

Lea Tiriba, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professora da Escola de Educação e do Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação/UNIRIO.  Coordenadora-líder do Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa) e do Núcleo Infâncias, Natureza e Arte/NiNA/UNIRIO.

Mauro Guimarães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor das Faculdades de Geografia e de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ).

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Tiriba, L. ., & Guimarães, M. (2023). Infâncias, cuidado, liberdade, pertencimento: inspirações indígenas para uma pedagogia nativa. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 230–249. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.15538