Dimensões do discurso político de teses e dissertações sobre educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14864Palavras-chave:
Educação ambiental; crise; análise do discursoResumo
Neste trabalho buscamos fazer a análise da dimensão do discurso político de teses e dissertações sobre educação ambiental a partir da teoria de análise do discurso de Bakhtin. O corpus desta pesquisa é composto por teses e dissertações, produzidas no ano de 2016 em diferentes universidades estaduais e federais do Brasil e este estudo tem como objetivo analisar a partir do contexto educacional, como o discurso atribui o conceito e a contextualização ao termo “crise” e, por fim, expor a dimensão do discurso político inculcado nas teses. A análise foi feita a partir da teoria de dialogismo de Bakhtin e configuramos a pesquisa considerando o modo com o qual os conceitos estão colocados e expressados nas teses analisadas. Com a conclusão da pesquisa buscamos entender como os vieses políticos estão colocados nas produções científicas sobre educação ambiental e como elas afetam a produção científica na área de educação ambiental.
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