Educação para o Desenvolvimento Sustentável x Educação Ambiental

atravessamentos sob a óptica da “ciência maior”

Autores

  • Jésica Hencke Universidade Federal do Rio Grande
  • Gisele Ruiz Silva Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13931

Palavras-chave:

Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Ciência

Resumo

A presente pesquisa pretende compor um processo analítico que envolve o conceito de EDS e encontra representatividade junto à UNESCO e o documento referente a Década para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), nesse contexto acreditamos que a EDS associa-se ao conceito de ciência régia (DELEUZE, GUATTARI, 2012). O debate aqui encabeçado considera como elemento analítico o texto literário “Leônia” presente no livro Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, cujos habitantes vivem assombrados pelos dejetos do tempo passado. A investigação parte dos estudos de Michel Foucault (2015) com base na problematização e conta com o apoio do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF) da FURG. Nosso interesse é identificar elementos da ciência régia focalizada na certeza e na norma que se desdobra no âmbito curricular, por outro lado, apostamos na Educação Ambiental como potência para criar e habitar as ruínas de nosso tempo e compor outras educações ambientais possíveis.

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Biografia do Autor

Jésica Hencke, Universidade Federal do Rio Grande

Professora de Artes Visuais - Estado do Rio Grande do Sul; Prefeitura Municipal de Pelotas. Mestra em Artes Visuais – UFPEL/2017; Doutoranda em Educação Ambiental – PPGEA/FURG. Integrante do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF/FURG.

Gisele Ruiz Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutora e Mestra em Educação em Ciências – PPGEC/FURG/2019.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Hencke, J., & Ruiz Silva, G. . (2022). Educação para o Desenvolvimento Sustentável x Educação Ambiental: atravessamentos sob a óptica da “ciência maior”. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 73–93. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13931