Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral

Autores

  • Rhuann Carlo Viero Taques Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-6741-1301
  • Djankaw Kilombola de Lima Marques Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Fabio Teruo Mise Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13564

Palavras-chave:

Racismo, Injustiças ambientais, Colonialidade

Resumo

Na diligência de construir reflexões que favoreçam a superação de pensamentos hegemônicos e coloniais, este ensaio teórico objetivou refletir sobre a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e a decolonialidade à luz do pensamento político do revolucionário Amílcar Cabral. Para tanto, partimos do pressuposto de que a Educação Ambiental Crítica e a dialética da práxis político-cultural cabralina encontram referenciais teóricos e práticos de uma razão emancipatória capaz de projetar realidades alternativas ao capitalismo degradante, ao colonialismo, ao eurocentrismo crescente e ao racismo socioambiental estrutural em que o Continente Africano e a América Latina estão historicamente assujeitados.

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Biografia do Autor

Rhuann Carlo Viero Taques, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrando em Botânica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador no Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Djankaw Kilombola de Lima Marques, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Pedagoga do Campo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Membro do Conselho fiscal da Associação para Desenvolvimento Rural do Quilombo/Assentamento Paiol de Telha, Entre Rios, Paraná.

Fabio Teruo Mise, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutor em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador no Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Viero Taques, R. C. ., de Lima Marques, D. K., & Teruo Mise, F. . (2023). Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 332–349. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13564