Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral

Autores/as

  • Rhuann Carlo Viero Taques Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-6741-1301
  • Djankaw Kilombola de Lima Marques Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Fabio Teruo Mise Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13564

Palabras clave:

Racismo, Injusticias sociales y ambientales, decolonialidade

Resumen

Na diligência de construir reflexões que favoreçam a superação de pensamentos hegemônicos e coloniais, este ensaio teórico objetivou refletir sobre a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e a decolonialidade à luz do pensamento político do revolucionário Amílcar Cabral. Para tanto, partimos do pressuposto de que a Educação Ambiental Crítica e a dialética da práxis político-cultural cabralina encontram referenciais teóricos e práticos de uma razão emancipatória capaz de projetar realidades alternativas ao capitalismo degradante, ao colonialismo, ao eurocentrismo crescente e ao racismo socioambiental estrutural em que o Continente Africano e a América Latina estão historicamente assujeitados.

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Biografía del autor/a

Rhuann Carlo Viero Taques, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrando em Botânica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador no Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Djankaw Kilombola de Lima Marques, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Pedagoga do Campo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Membro do Conselho fiscal da Associação para Desenvolvimento Rural do Quilombo/Assentamento Paiol de Telha, Entre Rios, Paraná.

Fabio Teruo Mise, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutor em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador no Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

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Publicado

2023-04-14

Cómo citar

Viero Taques, R. C. ., de Lima Marques, D. K., & Teruo Mise, F. . (2023). Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 332–349. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13564