Práticas de Educação Ambiental:

a percepção de professores no ensino privado na cidade de São Paulo

Autores

  • João Alexandre Paschoalin Filho Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – Universidade Nove de Julho
  • Fredy Lopéz-Pérez Programa de Mestrado em Engenharia Urbana - Universidad de Medellín
  • António José Guerner Dias Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Kátia Guazzelli Campos Lima Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13327

Palavras-chave:

Práticas ambientais; Iramuteq; Ensino Fundamental; Educação Ambiental

Resumo

As matrizes curriculares das escolas, sobretudo as de ensino fundamental, devem garantir que conhecimentos de Educação Ambiental sejam trabalhados de forma transversal e por meio de práticas didáticas cotidianas. Neste contexto, esta pesquisa investiga a visão de professores acerca das estratégias de ensino de Educação Ambiental adotadas em escolas privadas e estabelece um comparativo entre os agentes entrevistados e as escolas estudadas. Os resultados desta investigação revelaram que, dentre as escolas estudadas, apenas uma apresentou uma preocupação maior com a transversalidade do ensino da Educação Ambiental em sua proposta curricular; as demais limitaram-se em ressaltar experiências de práticas ambientais e a utilização de metodologias tradicionais nas salas de aula.

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Biografia do Autor

João Alexandre Paschoalin Filho, Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – Universidade Nove de Julho

Professor do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – Universidade Nove de Julho.

Fredy Lopéz-Pérez, Programa de Mestrado em Engenharia Urbana - Universidad de Medellín

Professor da Universidad de Medellín – UM - Colômbia.

António José Guerner Dias, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – U.Porto - Portugal.

Kátia Guazzelli Campos Lima, Universidade Nove de Julho

Mestre em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Alexandre Paschoalin Filho, J., Lopéz-Pérez, F., Guerner Dias, A. J. ., & Campos Lima, K. G. . (2022). Práticas de Educação Ambiental: : a percepção de professores no ensino privado na cidade de São Paulo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 11–31. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13327