CONSTRUINDO ESPERANÇAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS SÓCIOAMBIENTAIS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NOS TERRITÓRIOS MATO- GROSSENSES

Autores/as

  • Débora Eriléia Pedrotti Mansilla Universidade Federal do Rio Grande, UFMT.
  • Michèle Tomoko Sato Universidade Federal do Rio Grande, UFMT.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4006

Palabras clave:

educação ambiental, políticas públicas e participação.

Resumen

Nos cenários de degradação ambiental do Estado de Mato Grosso é necessário que se estabeleça diálogos entre as escolas comunidades e governo para a construção e implementação e avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental. Este artigo objetiva compreender os olhares dos Gestores dos Centros de Formação dos Profissionais da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso sobre políticas públicas, ambiente e educação. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e participativa. O artigo nos traz indícios que o caminho a ser trilhado à construção de Políticas Públicas de Educação Ambiental nos espaços escolarizados deve ser balizado pela participação social, desde o seu processo de construção (proposição inicial) até a sua avaliação.

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Biografía del autor/a

Débora Eriléia Pedrotti Mansilla, Universidade Federal do Rio Grande, UFMT.

Mestre em Educação, desenvolvendo o Doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental da UFMT. Sua pesquisa consiste em avaliar as políticas públicas em educação ambiental no âmbito da educação escolarizada de Mato Grosso.

Michèle Tomoko Sato, Universidade Federal do Rio Grande, UFMT.

Líder GPEA, bolsista produtividade CNPq.

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Publicado

2013-10-12

Cómo citar

Mansilla, D. E. P., & Sato, M. T. (2013). CONSTRUINDO ESPERANÇAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS SÓCIOAMBIENTAIS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NOS TERRITÓRIOS MATO- GROSSENSES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4006