CONSTRUINDO ESPERANÇAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS SÓCIOAMBIENTAIS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NOS TERRITÓRIOS MATO- GROSSENSES
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4006Keywords:
educação ambiental, políticas públicas e participação.Abstract
Nos cenários de degradação ambiental do Estado de Mato Grosso é necessário que se estabeleça diálogos entre as escolas comunidades e governo para a construção e implementação e avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental. Este artigo objetiva compreender os olhares dos Gestores dos Centros de Formação dos Profissionais da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso sobre políticas públicas, ambiente e educação. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e participativa. O artigo nos traz indícios que o caminho a ser trilhado à construção de Políticas Públicas de Educação Ambiental nos espaços escolarizados deve ser balizado pela participação social, desde o seu processo de construção (proposição inicial) até a sua avaliação.Downloads
References
ARNSTEIN, S. R. Uma escada da participação cidadã . Revista da Associação Brasileira para o Fortalecimento da Participação – PARTICIPE, Porto Alegre/Santa Cruz do Sul, v. 2, n. 2, p. 4-13, jan. 2002.
BRANDÃO. C. R. Pesquisar - Participar . São Paulo: Brasiliense, 1982.
CARDOSO NETO, O. Fe. O Sentido Da Democracia, O Projeto Da Autonomia e a Imaginação Criadora . UFMT in http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt6/Poster/Odorico Ferreira Cardoso Neto 59> . Acesso em 03/08/2009.
DAGNINO, E. “¿Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando?” En Daniel Mato (coord.), Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela, pp. 95-110.
DEMO, P. Elementos metodológicos da pesquisa participante In BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org) Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984. 252 p.
DEMO, P. Metodologia Científica em ciências sociais . 3 ed. rev. e ampl – 11 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007. 293 p.
ESTRADA, N. R. de A. N. Caminhos para “resolver a vida”: Significados e alternativas de participação em uma comunidade popular da zona oeste do Rio de Janeiro . Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 2006.
GUIMARÃES, M. Educadores ambientais na perspectiva crítica: Reflexões em Xerém. Campinas: 2003, 168p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, UFRJ.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental: No consenso um embate? Campinas SP: Papirus, 2000.
GOHN, M. G. O Protagonismo da Sociedade Civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. São Paulo, Cortez, 2005. 113p.
HÖFLING, Eloísa. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, n.55, p. 30-41, 2001.
FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil . Planejamento e políticas públicas, n.21, jun, p.211- 259, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. 1987, Paz e Terra. São Paulo.
JACOBI, P. Políticas sociais locais e os desafios da participação citadina . Ciência & Saúde Coletiva. vol.7 no.3 São Paulo 2002.
LOUREIRO , C.F.B. Complexidade E Dialética: Contribuições À Práxis Política E Emancipatória Em Educação Ambiental Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 131-152, jan./abr. 2006 149 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> acesso em 05/06/2009
MATO GROSSO . Projeto de Lei da Política de Planejamento e Ordenamento Territorial do Estado de Mato Grosso. Disponível em http://www.al.mt.gov.br/V2008/Raiz%20Estrutura/Zoneamento/Mensagem%20do%20Projeto%20de%20Lei%20do%20ZSEE .pdf, acesso em 20/07/2009.
MULLER, Frederico Guilherme Moura. Rodovia Cuiabá–Santarém, BR – 163, desmatamento atual e futuro: uma questão de monitoramento e controle . Dissertação de Mestrado. UFMT. 2006. 207p.
NOAL, F. O. Ciência e Interdisciplinaridade: Interfaces com a Educação Ambiental In SANTOS, J. E. ; SATO, M. A Contribuição da Educação Ambiental a Esperança de Pandora. São Carlos: RIMA, 2001. 604 (Coord.). Educação: tendências e desafios de um Campo em Movimento. Brasília: UnB, ANPEd Centro-Oeste, 2008 157 p.
NOGUEIRA, O. Pesquisa social: introdução às suas técnicas. São Paulo: Ed. Nacional, 1973.
ODUM, E.P. Ecologia . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. 434 p.
PEDROTTI, D.; SATO, M. Políticas públicas em educação ambiental: velho vinho engarrafado por novos enólogos. In SANTOS, Gilberto (Coord.). Educação: tendências e desafios de um Campo em Movimento. Brasília: UnB, ANPEd Centro-Oeste, 2008 157 p.
RODRIGUEZ, V. Financiamento da educação e políticas públicas. O Fundef e a política de descentralização. Cadernos Cedes , ano XXI, n55, Nov, 2001, p. 42-57.
SANTOS, J. E. dos; SATO, M.; ZANIN, E. M.; MOSCHINI, L. E. O Cenário da pesquisa no diálogo Ecológico Educativo . São Carlos: RIMA, 2009. 126p.
SATO, Michèle. Identidades da Educação Ambiental como rebeldia contra a hegemonia do desenvolvimento sustentável . In XII Jornadas da Associação Portuguesa de Educação Ambiental:Educação Ambiental nas Políticas do Desenvolvimento Sustentável . Anais. Lisboa: ASPEA, 2005, 5p. [conferência].
SATO, M. Resenhando esperanças por um Brasil Sustentável e Democrático [resenha]. In:Revista de Educação Pública, Cuiabá, v.12, n.22, 189-197, 2003.Disponível em http://www.ufmt.br/gpea/pub/res_brsd_mi.pdf Acesso em 01/08/2009.
SATO, M; PASSOS, L. A. Versos e reversos da diversidade . In: Simpósio Sul Brasileiro De Educação Ambiental & II Simpósio Gaúcho De Educação Ambiental, Anais... (Conferência de abertura). Erechim: URI, 2002, p. 115-126.
SENRA, R. E. F. Por Uma Contrapedagogia Libertadora no ambiente do Quilombo Mata Cavalo. Dissertação de Mestrado. Cuiabá UFMT/IE. 2009.137 p.
SIQUEIRA, E. M. História de Mato Grosso: Da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa ação . 13. Ed. São Paulo: Cortez. 2004
TRISTÃO, M. A Educação Ambiental na formação de professores rede de saberes . São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004.