EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA SUSTENTABILIDADE DE TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE LODOS DE ESGOTOS

Autores/as

  • Monica Maria Pereira da Silva
  • José Tavares de Sousa
  • Beatriz Susana Ovruski Ceballos Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).
  • Valderi Duarte Leite
  • Wanderson Barbosa da Silva Feitosa
  • Eliane de Andrade Araújo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3955

Palabras clave:

Educação Ambiental, tecnologia, cocompostagem, sustentabilidade.

Resumen

Um dos obstáculos à implementação da tecnologia de tratamento de lodos de esgotos e resíduos sólidos orgânicos domiciliares é a sua rejeição por parte da sociedade e da administração pública. Objetivou-se delinear estratégias para a superação da rejeição de produtos originados de tratamentos de lodos de esgotos. O trabalho retrata uma pesquisa participante realizada de agosto de 2005 a junho de 2008 em três municípios do semi-árido paraibano: Caraúbas, Cabaceiras e Queimadas. A sustentabilidade de tecnologia de tratamento de lodos de tanques sépticos com resíduos sólidos orgânicos domiciliares (cocompostagem) depende de eixos norteadores, dentre os quais: 1) aceitabilidade e comprometimento dos gestores públicos (mobilização institucional) e dos segmentos sociais locais (mobilização social); 2) baixo custo de instalação, operação e manutenção e facilidade de manejo; 3) atendimento à legislação ambiental; 4) redução de impactos negativos nas etapas de desenvolvimento e implementação; 5) Educação Ambiental. Este, porém, permeou os demais eixos, por propiciar a construção de conhecimento crítico e emancipatório. A Educação Ambiental possibilitou a compreensão dos fundamentos da cocompostagem de lodos de esgotos e resíduos sólidos orgânicos, constituindo-se em estratégia para sustentabilidade dessa tecnologia.

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Biografía del autor/a

Monica Maria Pereira da Silva

Bióloga. Especialista em Educação Ambiental. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente-UFPB. Doutora em Recursos Naturais-UFCG. Profa. DB/CCBS/UEP. Rua. Maria Barbosa de Albuquerque 690. Bodocongó II. Cep. 58433266. Campina Grande-PB.

José Tavares de Sousa

Mestre em Recursos Hídricos-UFPB. Doutor em Hidráulica e Saneamento-USP. Prof. DQ/CCT/UEPB.

Beatriz Susana Ovruski Ceballos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).

Bioquímica pela Universidade Nacional de Tucumán. Mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Doutora em Ciências (Microbiologia Ambiental) na USP. Profa. DB/CCT/UEPB.

Valderi Duarte Leite

Engenheiro Civil/UEPB; Mestre em Engenharia Civil; Doutor em Engenharia Civil – EESC/USP. Prof.DQ/CCT/UEPB.

Wanderson Barbosa da Silva Feitosa

Químico Industrial. Mestrando em Recursos Naturais-UFCG.

Eliane de Andrade Araújo

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas-UEPB.

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Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Silva, M. M. P. da, Sousa, J. T. de, Ceballos, B. S. O., Leite, V. D., Feitosa, W. B. da S., & Araújo, E. de A. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA SUSTENTABILIDADE DE TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE LODOS DE ESGOTOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3955