EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA SUSTENTABILIDADE DE TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE LODOS DE ESGOTOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3955Keywords:
Educação Ambiental, tecnologia, cocompostagem, sustentabilidade.Abstract
Um dos obstáculos à implementação da tecnologia de tratamento de lodos de esgotos e resíduos sólidos orgânicos domiciliares é a sua rejeição por parte da sociedade e da administração pública. Objetivou-se delinear estratégias para a superação da rejeição de produtos originados de tratamentos de lodos de esgotos. O trabalho retrata uma pesquisa participante realizada de agosto de 2005 a junho de 2008 em três municípios do semi-árido paraibano: Caraúbas, Cabaceiras e Queimadas. A sustentabilidade de tecnologia de tratamento de lodos de tanques sépticos com resíduos sólidos orgânicos domiciliares (cocompostagem) depende de eixos norteadores, dentre os quais: 1) aceitabilidade e comprometimento dos gestores públicos (mobilização institucional) e dos segmentos sociais locais (mobilização social); 2) baixo custo de instalação, operação e manutenção e facilidade de manejo; 3) atendimento à legislação ambiental; 4) redução de impactos negativos nas etapas de desenvolvimento e implementação; 5) Educação Ambiental. Este, porém, permeou os demais eixos, por propiciar a construção de conhecimento crítico e emancipatório. A Educação Ambiental possibilitou a compreensão dos fundamentos da cocompostagem de lodos de esgotos e resíduos sólidos orgânicos, constituindo-se em estratégia para sustentabilidade dessa tecnologia.Downloads
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