ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA

Autores/as

  • Glaciane Neves Gonçalves Faculdade Assis Gurgacz (FAG) Cascavel, PR.
  • Claudia Tatiana Araújo da Cruz-Silva Faculdade Assis Gurgacz (FAG) Cascavel, PR.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3953

Palabras clave:

Educação Ambiental. Conhecimentos adquiridos. Escola.

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos adquiridos por parte dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental e alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre os principais problemas ambientais. Partindo-se da idéia de que é necessário que o ambiente escolar propicie aos educandos as bases necessárias para a construção do próprio saber ambiental. Os dados apresentados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário estruturado com 18 questões que abordaram os principais problemas ambientais e a educação ambiental como um meio de conscientizar a população dos danos causados ao ambiente. A partir dos dados obtidos, ficou expresso que todos os alunos, independentemente da série estudada, apresentam um grau satisfatório de conhecimentos ambientais, demonstrando que a educação ambiental está desempenhando um papel importante e fundamental no desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Este fato, se torna relevante, pois, através dos alunos, o conhecimento pode ser propagado a comunidade e assim, conscientizar um número maior de pessoas, possibilitando que mais ações sejam efetivadas a favor do meio ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glaciane Neves Gonçalves, Faculdade Assis Gurgacz (FAG) Cascavel, PR.

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura, Faculdade Assis Gurgacz (FAG) Cascavel, PR.

Claudia Tatiana Araújo da Cruz-Silva, Faculdade Assis Gurgacz (FAG) Cascavel, PR.

Mestre em Botânica, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, Docente da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), Cascavel, Paraná.

Citas

ALMEIDA, A. J. M.; SUASSUNA, D. A formação da consciência ambiental e a escola.

Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande do Sul. v.15. jul./dez.

BRASIL. Ministério da Educação, Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos

temas transversais: ética. Brasília: MEC, 2000. 146 p.

BRASIL. Ministério da Educação, Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e

saúde. Brasília: MEC, 2000. 128 p.

BRASIL. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação

ambiental e dá outras providências. Lei nº 9.795, de 27 de Abril de 1999.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988, de 5 de

outubro de 1988, publicado no Diário Oficial da União em 05/10/1988.

BIGLIARDI, R. V.; CRUZ, R. G. Currículo escolar, pensamento crítico e educação

ambiental. Revista eletrônica mestrado em educação ambiental. Rio Grande do Sul. v.21.

jul./dez. 2008.

COSTA, M. F. B.; MONTEIRO, S. C. F.; COSTA, M. A. F. Projeto de educação ambiental

no ensino fundamental: bases para práticas pedagógicas. Revista eletrônica mestrado em

educação ambiental. Rio Grande do Sul. v.21. jul./dez. 2008.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 8. ed. São Paulo: Gaia. 2003. 551 p.

GUIMARÃES, M. A. Dimensão ambiental na educação. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2000.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de pesquisa, São

Paulo. Mar. 2003

LIMA, M. A. “Planejamento Urbano: Utilização de Sistema de Informação Geográfica – SIG

na avaliação socioeconômica e ecológica”. In: ROMEIRO, A. R.; REYDON, B. P.;

LEONARDI, M. L. A. (org). Economia do meio ambiente: teoria, políticas e a gestão de

espaços regionais. Campinas (SP): Unicamp. 2001. p. 221-241.

LUNARDI, D. G.; LUNARDI, V. O. A arte de criar e educar com o lixo. Revista eletrônica

mestrado em educação ambiental. Rio Grande do Sul. v.21. jul./dez. 2008.

PEDRINI, A. G. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 5 ed. Petrópolis

(RJ) : Vozes. 1997. 294 p.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 1 ed. São Paulo: Brasiliense. 1994. 94 p.

SILVA, A. C. S. S. O Trabalho com educação ambiental em escolas de ensino fundamental.

Revista do PPGEA/FURG-RS. Rio Grande do Sul. v.20. jan./jun. 2008.

VIANA, P. A. M. O.; OLIVEIRA, J. E. A inclusão do tema meio ambiente nos currículos

escolares. Revista eletrônica mestrado em educação ambiental. Rio Grande do Sul. v.16.

jan./jun 2006.

VIEL, V. R. C. A educação ambiental no Brasil: O que cabe à escola? Revista eletrônica

mestrado em educação ambiental. Rio Grande do Sul. v.21. jul./dez. 2008.

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Gonçalves, G. N., & Cruz-Silva, C. T. A. da. (2013). ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3953