A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES – O CASO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB

Autores/as

  • Marcio Verdi Universidade Regional de Blumenau.
  • Graciane Regina Pereira Universidade Regional de Blumenau.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3093

Palabras clave:

Educação Ambiental Formal, Percepção Ambiental, Educação Ambiental na Universidade.

Resumen

Essa pesquisa foi motivada pelo interesse de diagnosticar a incorporação da dimensão ambiental nos cursos de formação de educadores da Universidade Regional de Blumenau – FURB, como também, na pesquisa e extensão da instituição. Para coleta de dados aplicou-se um questionário com os professores que lecionam nas licenciaturas; analisou-se as ementas dos cursos; identificou-se a produção científica voltada à área ambiental; e ainda identificou-se as atividades voltadas à incorporação da dimensão ambiental em outras Instituições de Ensino Superior para possíveis referências. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se que existem várias inserções de temas ambientais nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da FURB, porém são isoladas, não oferecendo um aporte institucional suficiente para a formação de educadores ambientais nos cursos de licenciatura. Essa formação precisa ser proporcionada no ensino superior, pois estes educadores precisam estar preparados para formar uma nova geração consciente, crítica e capaz de compreender e gerenciar os problemas ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Verdi, Universidade Regional de Blumenau.

Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas de Universidade Regional de Blumenau.

Graciane Regina Pereira, Universidade Regional de Blumenau.

Orientadora. Servidora do Instituto de Pesquisas Ambientais da Universidade Regional de Blumenau.

Publicado

2012-11-12

Cómo citar

Verdi, M., & Pereira, G. R. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES – O CASO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3093