A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES – O CASO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3093Keywords:
Educação Ambiental Formal, Percepção Ambiental, Educação Ambiental na Universidade.Abstract
Essa pesquisa foi motivada pelo interesse de diagnosticar a incorporação da dimensão ambiental nos cursos de formação de educadores da Universidade Regional de Blumenau – FURB, como também, na pesquisa e extensão da instituição. Para coleta de dados aplicou-se um questionário com os professores que lecionam nas licenciaturas; analisou-se as ementas dos cursos; identificou-se a produção científica voltada à área ambiental; e ainda identificou-se as atividades voltadas à incorporação da dimensão ambiental em outras Instituições de Ensino Superior para possíveis referências. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se que existem várias inserções de temas ambientais nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da FURB, porém são isoladas, não oferecendo um aporte institucional suficiente para a formação de educadores ambientais nos cursos de licenciatura. Essa formação precisa ser proporcionada no ensino superior, pois estes educadores precisam estar preparados para formar uma nova geração consciente, crítica e capaz de compreender e gerenciar os problemas ambientais.Downloads
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Published
2012-11-12
How to Cite
Verdi, M., & Pereira, G. R. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES – O CASO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3093
Issue
Section
Artigos