TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS

Autores

  • Luciana Falcon Cassini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Bauru, São Paulo.
  • Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Botucatu, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3038

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educador Ambiental, Trajetórias.

Resumo

A Educação Ambiental é um campo teórico ainda em construção, cabendo ao sujeito Educador Ambiental pensá-la e fazê-la. Apresentar e discutir um pouco de como pensam e fazem, e por que fazem, ou seja, “revelar” o universo daqueles que trabalham com Educação Ambiental é o objetivo deste artigo. Para tal, empreendemos esforços em “descobrir” a trajetória de educadores ambientais através de suas histórias e da (re)construção dos caminhos por eles percorridos, para assim revelar os condicionantes de suas escolhas, identificar suas atividades em Educação Ambiental e compartilhar suas realizações, dificuldades e expectativas. Foram quatorze entrevistas com educadores ambientais que atuam na cidade de Botucatu-SP, Brasil analisadas sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados demonstram que o Educador Ambiental é, de certa forma, indefinível, a não ser em caráter provisório; possui concepções construídas em sua trajetória de vida, desde a infância, onde faz a primeira leitura do mundo, até o trabalho propriamente dito com educação ambiental; age, em alguns momentos, norteado por princípios teórico-metodológicos, em outros de acordo com suas vontades e convicções, em outros, cerceado enquanto ser crítico, não consegue agir conforme sua concepção; são múltiplos os caminhos de entrada para a Educação Ambiental, assim como o seu que-fazer; as concepções de educação ambiental também são múltiplas e em algum momento de suas trajetórias, esses educadores escolhem um lugar na educação ambiental para “habitar”, ou ainda, para arriscarem, tolhidos pelos paradigmas da sociedade moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Falcon Cassini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Bauru, São Paulo.

Cursa atualmente Mestrado na área de Educação para o Ensino de Ciências.

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Botucatu, São Paulo.

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade de Campinas, Docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP (campus Botucatu) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UNESP (campus Bauru) (UNESP –CEP: 18600-000 – Botucatu – São Paulo - Brasil).

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

Cassini, L. F., & Tozoni-Reis, M. F. de C. (2012). TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3038