OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: QUAL O PAPEL DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Autores/as

  • Janine Dorneles Furtado Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2830

Palabras clave:

Educação ambiental. Ensino formal. Lei 9795/99.

Resumen

O presente artigo questiona de que forma o ensino formal vem articulando-se com a Educação Ambiental em suas práticas de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a partir de um breve histórico sobre o sistema educacional do qual somos herdeiros e, paralelamente, trazendo alguns aspectos históricos sobre a Educação Ambiental, pretendo contextualizar alguns fatos que antecederam a Lei 9.795/99 e que influenciaram, de certa forma, sua elaboração. Esse panorama irá colaborar para a fundamentação do meu posicionamento, baseado em Loureiro (2006), que o principal problema de alguns projetos, conferências, ações, seminários, tanto em âmbito nacional como internacional, em relação à Educação Ambiental, esvaziaram-se de sentido. Esse é o momento chave do meu trabalho, pois questiono de que forma está sendo feita a execução da Política Nacional de EA (Lei 9.795/99) em nosso sistema de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janine Dorneles Furtado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Letras Português/Inglês e Especialista em Educação Brasileira, ambas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG – CEP 96 201-900/Rio Grande – RS – Brasil.

Publicado

2012-09-23

Cómo citar

Furtado, J. D. (2012). OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: QUAL O PAPEL DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2830