Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as)

Autores/as

  • Stella Letícia Santos Augusto Universidade Federal de Lavras
  • Marllon Moreti de Souza Rosa Universidade Estadual de Londrina
  • Marina Battistetti Festozo Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14729

Palabras clave:

Educación ambiental, Formación de profesores de biología, Macrotendencias en educación ambiental

Resumen

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar se e como é abordada a Educação Ambiental (EA) dentro do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudantes ingressantes e com prováveis formandos do curso. Esses estudantes responderam a um questionário e suas respostas foram analisadas com base nas três macrotendências de EA no Brasil apontadas por Layrargues e Lima (2014). Após análise, percebemos - diferenças na compreensão das e dos estudantes ingressantes e das e dos formados. Enquanto os ingressantes no curso apresentam, de forma geral, uma perspectiva que se aproxima das tendências conservacionista e pragmática, que são conservadoras, os prováveis formandos, em sua maioria, apresentam perspectiva que se aproxima da tendência crítica, que, segundo seus relatos, consolidou-se durante a sua formação, sobretudo, nos componentes curriculares: estágios supervisionados, metodologias de ensino e programas de iniciação à Docência, como o PIBID e Residência Pedagógica. Ressaltamos assim, a importância da formação de professores, educadores ambientais, nesta perspectiva, sujeitos determinantes para inserção da EA na escola e na sociedade.

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Biografía del autor/a

Stella Letícia Santos Augusto, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Educação Científica e Ambiental e Bióloga Docente pela Universidade Federal de Lavras.

Marllon Moreti de Souza Rosa, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, e Biólogo Docente pela Universidade Federal de Lavras.

Marina Battistetti Festozo, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bach/Lic.) pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Botucatu (2004/2005), é mestre e doutora em Educação para a Ciência, com ênfase em Educação Ambiental e formação de professores pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Bauru (2009 e 2015). No ano de 2013 realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Liège - ULg - na Bélgica. É docente no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, MG (UFLA), na área de Educação Científica e Ambiental. Também já atuou como professora na formação inicial de pedagogos e na pós-graduação, principalmente nas áreas de Formação de Professores para Educação Básica, Educação Ambiental, Educação científica e Interdisciplinaridade. É membro, pesquisadora, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA - CNPq), UNESP, Bauru. Também já ministrou aula nos cursos de Direito e Administração, além de ter atuado como Consultora em Meio Ambiente, realizando levantamentos de flora e fauna, para Licenciamentos Ambiental.

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Publicado

2023-08-18

Cómo citar

Augusto, S. L. S. ., Rosa, M. M. de S., & Battistetti Festozo, M. . (2023). Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 212–229. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14729