Modelos curriculares da educação ambiental (EA)
uma análise das publicações veiculadas na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental-REMEA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14946Palavras-chave:
Currículo, Transversalidade, Educação Ambiental, Ensino Superior.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as tendências curriculares para a EA no Ensino Superior, a partir de análises das publicações veiculadas na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental-REMEA. Identificamos que os entraves ao desenvolvimento da EA se referem, principalmente, ao engessamento dos currículos, à incipiência e superficialidade da EA nos documentos e à desconexão das realidades socioambientais nas quais as instituições se encontram inseridas. Quanto aos modelos curriculares, os debates têm apontado com maior ênfase à transversalidade, devido às características ampla, polissêmica e híbrida que circunscrevem a EA, tornando-a incompatível com o aprisionamento de saberes em uma estrutura disciplinar. Portanto, as perspectivas futuras convergem à adoção de uma EA transversal oferecendo maiores possibilidades para o desenvolvimento do campo de modo colaborativo e interdisciplinar, à medida que convoca os educadores ao cumprimento das responsabilidades social e ambiental, a partir dos diferentes saberes que desenvolvem com os educandos.
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