O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:

o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14244

Keywords:

: Integrated curriculum, Religious Education, Environmental Education.

Abstract

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba (Paraná-Brasil). Objetivou-se neste escrito evidenciar, a partir das temáticas indicadas pelas professoras participantes do estudo, que é possível integrar os conteúdos do currículo do Ensino Religioso (ER) para a promoção da Educação Ambiental (EA) na escola. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se a partir das temáticas sugeridas pelas participantes que os conteúdos de ER, por meio de uma integração curricular, poderão favorecer o desenvolvimento da EA na escola, sustentando-se essas ações em diferentes correntes pedagógicas e, consequentemente, contribuindo para a formação da ecocidadania.

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Author Biographies

Claudia Gomes, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino – PPGTen, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS). Pesquisadora do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP – UFPR/Iphan). Graduada em Pedagogia. Professora da rede municipal de ensino de Curitiba.

Marília Andrade Torales-Campos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS). Pesquisadora do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP – UFPR/Iphan). Graduada em Pedagogia. Professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Published

2022-08-15

How to Cite

Gomes, C., & Torales-Campos, M. A. (2022). O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 350–369. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14244