Parana’s Environmental Education Meeting (2011-2019): trends and perspectives for teacher’s education in environmental education

tendências e perspectivas para a formação de professores em educação ambiental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12308

Keywords:

Teacher Education, Literature Review, Critical Environmental Education

Abstract

This research aimed to investigate in the XIII, XIV, XV, XVI, and XVII editions of the Parana’s Environmental Education Meeting (Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA) publications the theoretical-methodological trends that have marked out teacher’s education for Environmental Education (EE). The data collection and analysis are subsidized in the Content Analysis. Among the final considerations, we have identified that the suppression of the environmental themes in the licentiate guiding documents and the predominance of naive understandings of the EE, for both licensees and educators, are shown as the main gaps in the initial education. In the continued scope, stands out the teacher’s difficulties to develop the interdisciplinarity. The future development in the field points to the curricular environmentalization; overcoming knowledge fragmentation; the constitution of continuing education processes that provide subsidies for a multifaceted understanding of environmental issues.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline de Gregorio, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM) Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL).

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência (Unesp/Bauru, 2009). Professora e orientadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM-UEL). Atualmente é Professora Sênior da UEL.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP – São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (Feusp). Professor do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências (Getepec).

References

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, [s. l.], v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010.

ANTONIO, Juliana Mara; KATAOKA, Adriana Massaê; NEUMANN, Patricia. Macro-trends in brazilian environmental education: some reflections based on Morin’s theory of complexity. Pesquisa em Educação Ambiental, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 43-56, 2020.

ASSIS, Aiany Ruth Silva de; CHAVES, Manuel Rodrigues. A educação ambiental e a formação de professores. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 186-198, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEREZUK, Paulo Augusto; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas. A educação ambiental na universidade: analisando o projeto pedagógico de um curso de ciências biológicas. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 14., 2013, Cascavel. Anais [...]. Cascavel: Unioeste, 2013. p. 158-165.

BRASIL. Lei n. 9795 - 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 13 ago. 2020.

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/conteudo/iv-cnijma/diretrizes.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

CALZA, Edinan Alves; ANUNCIAÇÃO, Priscila Sousa; MASSI, Clarissa Gaspar; GARCIA, Claudio Luiz. A pintura mural como educação ambiental: atividade realizada com professores da rede municipal de Jataizinho – PR. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 17., 2019, Londrina. Anais [...]. São Paulo: Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2020. p. 535-546.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: SATO, Michéle; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura (org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p.51-62.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DICKMAN, Ivo; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Contribuições do pensamento pedagógico de Paulo Freire para a educação socioambiental a partir da obra pedagogia da autonomia. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 13., 2011, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: UEPG, 2011. p. 1-8.

DICKMANN, Ivo; HENRIQUE, Larissa. Formação de educadores ambientais: desafios e alternativas das licenciaturas e da educação básica. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 16., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2017. p. 1-4.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 21-33, 2014.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas como “estado da arte”. Educação e Sociedade, [s. l.], v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

FREDERICO, Fernando Temporini; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas. Formação de professores de ciências: considerações sobre a vertente educação ambiental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 14., 2013, Cascavel. Anais [...]. Cascavel: Unioeste, 2013. p. 174-180.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociologia, [s. l.], v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GOMES, Claudia Lourenço; TORALES-CAMPOS, Marília Andrade; RAMOS, Almerilis de Oliveira. A pedagogia freiriana e suas contribuições para a educação ambiental na escola: a resistência em busca da transformação da realidade socioambiental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 17., 2019, Londrina. Anais [...]. São Paulo: Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2020. p. 451.

GREGORIO, Aline de; MOSER, Anderson de Souza; PIRES, Elocir Aparecida Corrêa; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas. Temas controversos – educação ambiental – floresta: qual é a interação desta tríade no contexto escolar? In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 17., 2019, Londrina. Anais [...]. São Paulo: Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2020. p. 495.

GUIMARÃES, Mauro. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Margens Interdisciplinar, [s. l.], v. 7, n. 9, p. 11-22, 2016.

HEERDT, Bettina; PROCIDÔNIO, Maristela; MACHADO, Angelita. Formação de professores: formando pela natureza. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 15., 2015, Guarapuava. Anais [...]. Guarapuava: Unicentro, 2015. p. 1-5.

LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. As demandas formativas do professor de ciências. In: CAINELLI, Marlene Rosa; SILVA, Ileizi Fiorelli (org.). O estágio na licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009. p. 21-42.

MAIA, Jorge Sobral da Silva. Educação ambiental crítica e formação de professores. Curitiba: Appris, 2015.

MARTINELLI, Lilian Maria Born; MOTIN, Sirlene Donaiski; BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação de professores em educação ambiental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 16., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2017. p. 1-3.

MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência & Educação, [s. l.], v. 24, n. 3, p. 581-598, 2018.

MOURA, Veronica de Fátima Gomes de; NETO, Marino Eugênio de Almeida; LIMA, Francisca Alexandre de. Educação ambiental e leituras para a formação de professores do ensino fundamental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 15., 2015, Guarapuava. Anais [...]. Guarapuava: Unicentro, 2015. p. 1-5.

NARDY, Mariana; DEGASPERI, Thais Cristiane; LONGO, Gabriela Rodrigues. Educação ambiental e valores: experiências transformadoras em uma formação continuada. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 16., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2017. p. 1-4.

OBARA, Ana Tiyomi; TAKAHASHI, Bruno Tadashi; FORNAZARI, Valéria Brumato Regina. Oficinas pedagógicas sobre o tema mudanças climáticas na formação de professores de ciências. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 17., 2019, Londrina. Anais [...]. São Paulo: Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2020. p. 241-245.

OLIVEIRA, Caroline Mari de; BAMPI, Aumeri Carlos. Percepções e práticas de educação ambiental na formação docente no contexto amazônico norte mato-grossense. In: Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA, 16., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2017. p. 1-3.

RAMOS, Elisabeth Christmann; SILVA, Wagner Pereira. A formação ambiental e os cursos de licenciatura. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 13., 2011, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: UEPG, 2011.

RUFFO, Thiago Leite de Melo; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Formação continuada de professores em educação ambiental: promovendo a integração curricular no cariri paraibano. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 16., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2017. p. 1-4.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.

SILVA, Rodrigo de Cássio da; SILVA, Maria das Graças da. A percepção de docentes sobre a educação ambiental nas práticas pedagógicas cotidianas. In: Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA, 16., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2017. p. 1-4.

SILVÉRIO, Alex Rafael; MAIA, Jorge Sobral da Silva. Concepções de educação ambiental de estudantes dos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus Jacarezinho/PR. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 14., 2013, Cascavel. Anais [...]. Cascavel: Unioeste, 2013. p. 186-188.

TEIXEIRA, Cristina; TORALES, Marília Andrade. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista, Curitiba, edição especial, n. 3, p. 127-144, 2014.

Published

2021-04-23

How to Cite

de Gregorio, A., Passos, M. M., & Lorencini Júnior, Álvaro. (2021). Parana’s Environmental Education Meeting (2011-2019): trends and perspectives for teacher’s education in environmental education: tendências e perspectivas para a formação de professores em educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 290–314. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12308