Reflexões acerca da produção científica brasileira sobre a Educação no/do Campo em tempos de transição da modernidade para a pós-modernidade

Autores

  • Cristiano da Silva Amorim Universidade Federal do Rio Grande
  • Angélica C. D. Miranda Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3624-4616

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14962

Palavras-chave:

Educação, Educação no/do campo, Pós-modernidade

Resumo

Buscou-se identificar a produção científica nacional sobre o tema “educação no/do campo” no Brasil, a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A metodologia empregada foi quali-quantitativa, sob a natureza aplicada e revisão bibliográfica. A partir dos dados e dos resultados preliminares, fica evidente a importância da produção científica: foram selecionadas 515 publicações, classificadas em teses e dissertações. Os resultados demonstram que as publicações foram realizadas de forma representativa em todas as macrorregiões do pais, identificadas por mapeamento. As considerações mostraram a importância da produção científica e a capacidade de criar soluções. Sendo assim, a educação no/do campo se identifica no global, a partir de sua inserção no contexto do desenvolvimento social, apoiada em pilares fortes de vertentes da educação como a ambiental, contribuindo à sua maneira com o processo de pesquisa, inovação na educação.

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Biografia do Autor

Angélica C. D. Miranda, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul

Professora no Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Ministra aulas no Curso de Biblioteconomia, no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - PPGEC, orientando Mestrado e Doutorado. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Administração orientando mestrado. 

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Amorim, C. da S., & Miranda, A. C. D. . (2024). Reflexões acerca da produção científica brasileira sobre a Educação no/do Campo em tempos de transição da modernidade para a pós-modernidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(1), 32–48. https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14962