Reflexões acerca da produção científica brasileira sobre a Educação no/do Campo em tempos de transição da modernidade para a pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14962Palavras-chave:
Educação, Educação no/do campo, Pós-modernidadeResumo
Buscou-se identificar a produção científica nacional sobre o tema “educação no/do campo” no Brasil, a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A metodologia empregada foi quali-quantitativa, sob a natureza aplicada e revisão bibliográfica. A partir dos dados e dos resultados preliminares, fica evidente a importância da produção científica: foram selecionadas 515 publicações, classificadas em teses e dissertações. Os resultados demonstram que as publicações foram realizadas de forma representativa em todas as macrorregiões do pais, identificadas por mapeamento. As considerações mostraram a importância da produção científica e a capacidade de criar soluções. Sendo assim, a educação no/do campo se identifica no global, a partir de sua inserção no contexto do desenvolvimento social, apoiada em pilares fortes de vertentes da educação como a ambiental, contribuindo à sua maneira com o processo de pesquisa, inovação na educação.
Downloads
Referências
ALBADA, G. B. van. Ciência e capital. In: DEUS, Jorge Dias de (Org). A crítica da ciência: sociologia e ideologia da Ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
BORGES, David Gonçalves. O desmonte da educação do campo no nordeste brasileiro: diagnóstico, mapeamento e análise do fechamento de escolas do campo no estado do Piauí. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 305-324, jan./abr. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y2fmtf4e. Acesso em: 15 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723818362017305
DANTAS, J.O., SOARES, M. J. N., SANTOS, M. B. A relação da Educação Ambiental com a Educação do Campo: aspectos identificados a partir de publicações em periódicos de Educação Ambiental. Ambiente & Educação. Revista de educação ambiental. v. 25, n. 2. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11328 . Acesso em: 31/10/2022. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11328
DA SERVIDÃO moderna. Direção Jean-François Brient, Victor León Fuentes. Youtube, 2009. Disponível em: https://youtu.be/Ybp5s9ElmcY. Acesso em: 23 set. 2020.
DESCARTES, René. Discurso do método. Porto Alegre: L&PM, 2019.
FARIA, Daguiomar do Rosario. Educação Ambiental na escola do campo – uma forma de preservar o futuro. 2021. Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo, Paranaguá, PR. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/38685 . Acesso em: 31/10/2022.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
GALLO, Silvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 551-565, set./dez. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300009. Acesso em: 28 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300009
GATTI, Bernardete A. Pesquisa, educação e pós-modernidade: confrontos e dilemas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 595-608, set./dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300004. Acesso em: 28 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300004
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GONZALEZ ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.) Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
KUHN, Thomas (Org.). A função do dogma na investigação. Curitiba: UFPR, 2012.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
MORAES, S. E. Currículo, transversalidade e pós-modernidade. In: SANTOS FILHO, J. C. (Org.). Escola e universidade na pós-modernidade. São Paulo: Mercado das Letras, 2000. p. 201-247.
PEREIRA, Cassia Regina Dias. Filosofia e Sociologia: um estímulo à consciência crítica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2009, Curitiba, PR. Anais. Curitiba: PUCPR, 2009.
PIRES, Ângela Monteiro. Educação do campo como direito humano. São Paulo: Cortez, 2012.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 4ªedição. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: HUCITEC, 1997.
TESCAROLO, Riardo; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Complexidade, currículo e ética: o parto de um novo mundo. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 39-52, set./dez. 2007. Disponível em: https://tinyurl.com/bdf6s68u. Acesso em: 28 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4153
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.