Agricultura urbana

produção de alimentos e prática pedagógica em ambientes escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14842

Palavras-chave:

educação ambiental, hortas escolares, cidades resilientes

Resumo

A prática da agricultura urbana e periurbana tem se fortalecido nas cidades através de diversos pontos de entrada, que abrangem desde o autoconsumo e complementação alimentar à alternativa de emprego e renda, soluções para cidades ambientalmente resilientes, até uma oportunidade para a prática de atividades de educação socioambiental. Considerando este último aspecto, esta pesquisa tem como objetivo o estudo de hortas urbanas escolares como instrumento pedagógico destinado ao ensino da sustentabilidade ambiental. Como objeto analítico, partiu-se do estudo de casos múltiplos envolvendo três hortas escolares em cidades distintas. Os resultados indicam que, apesar das hortas serem de difícil manutenção em ambientes escolares, elas melhoram a alimentação fornecida aos estudantes e se apresentam como ferramenta potencial para o ensino da sustentabilidade ambiental.

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Biografia do Autor

Tálita Nogueira Gonzaga Melo, Universidade Federal de Goiás – UFG

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás (PRPGCIAMB UFG). Arquiteta e Urbanista da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiás. E-mail: talita.tngm@gmail.com.

Karla Emmanuela Ribeiro Hora, Universidade Federal de Goiás – UFG

Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (Iesa/UFG). Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFP). Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: karla_hora@ufg.br.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Nogueira Gonzaga Melo, T., & Emmanuela Ribeiro Hora, K. (2023). Agricultura urbana: produção de alimentos e prática pedagógica em ambientes escolares. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 271–291. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14842