Formação de multiplicadores socioambientais:

práticas pedagógicas para a sensibilização e defesa do Rio Capibaribe, um estuário pernambucano

Autores

  • Betânia Cristina Guilherme Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • John Lennon Crystian da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Flávia Carolina Lins da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12557

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Estuário, Rio Capibaribe

Resumo

Para formação de multiplicadores ambientais, partindo de práticas pedagógicas em Educação ambiental, foi desenvolvido na escola parceira localizada próxima ao estuário do rio Capibaribe e da comunidade ribeirinha, através de pré-diagnóstico com os estudantes, através de roda de diálogo sobre os saberes socioambientais, enfatizando os impactos e problemas ambientais gerados ao longo dos anos no estuário do Rio Capibaribe, uso de diferentes práticas pedagógicas, objetivando diagnosticar os principais problemas socioambientais presentes na comunidade ribeirinha para tomada de decisão junto aos atores da pesquisa, e descrevendo as práticas pedagógicas vivenciadas após o diagnóstico para consolidação da formação dos multiplicadores ambientais. Percebemos que as práticas pedagógicas em Educação Ambiental são excelentes ferramentas na formação de multiplicadores socioambientais, sensibilizando os estudantes a respeito dos impactos em regiões estuarinas.

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Biografia do Autor

Betânia Cristina Guilherme, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Biologia/UFRPE

John Lennon Crystian da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Flávia Carolina Lins da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

3Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Biologia/UFRPE.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Cristina Guilherme, B., Silva, J. L. C. da ., & Silva, F. C. L. da . (2021). Formação de multiplicadores socioambientais:: práticas pedagógicas para a sensibilização e defesa do Rio Capibaribe, um estuário pernambucano. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(2), 74–93. https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12557