Abordagem expositiva das Ciências do Mar e da Educação Ambiental em um aquário de visitação

Autores

  • Franco Gomes Biondo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vinícius Peruzzi de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12539

Palavras-chave:

Museu de Ciência, Ensino de Biologia Marinha, Educação Ambiental

Resumo

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) apresenta exposições a partir das quais são abordados aspectos sobre organismos e ecossistemas marinhos visando a conservação ambiental. O objetivo deste artigo consistiu em investigar os conhecimentos de Ciências do Mar e os sentidos de Educação Ambiental (EA) valorizados nas exposições permanentes (EP) e temporárias (ET) do AquaRio organizadas em 2019. Foi realizada uma análise temática qualiquantitativa das descrições de ambos os conjuntos de exposições disponibilizadas no portal eletrônico da instituição. Os resultados apontam a prevalência de conhecimentos de Ecologia e de Zoologia nas EP, enquanto as ET focalizam objetivos relacionados à EA e pautados na mudança comportamental dos visitantes visando a conservação. Esses dados são discutidos em termos de potencialidades e limites pedagógicos a partir do histórico dos aquários e das macrotendências da EA.

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Biografia do Autor

Franco Gomes Biondo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando e Mestre em Educação (UFF), Bacharel em Biologia Marinha (UFRJ), Licenciado em Ciências Biológicas (UFRJ) e Técnico em Biotecnologia (IFRJ). Professor de Ciências e Biologia na rede municipal de educação de Maricá (RJ) e na rede privada de educação de Niterói (RJ).

Vinícius Peruzzi de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ecologia (UFRJ), Mestre em Bioecologia Aquática (UFRN), Bacharel em Biologia Marinha (UFRJ) e Licenciado em Ciências Biológicas (UFRJ). Professor Adjunto do Departamento de Biologia Marinha (IB/UFRJ) e Coordenador da Unidade Multiusuário de Análises Ambientais (CCS/UFRJ).

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Gomes Biondo, F., & Oliveira, V. P. de. (2021). Abordagem expositiva das Ciências do Mar e da Educação Ambiental em um aquário de visitação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(2), 115–140. https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12539