Empreendedorismo nas políticas educacionais e nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.14295/reis.v7i1.15829Palavras-chave:
Educação empreendedora, Itinerários formativos, Contrarreforma do Ensino MédioResumo
Neste artigo procuramos demonstrar, numa perspectiva histórico-crítica, como o empreendedorismo se manifestou dentro das políticas educacionais e na escola a partir das contrarreformas do Estado brasileiro iniciadas na última década do século XX. Nossas análises são sustentadas no materialismo histórico-dialético enquanto método para compreensão da realidade. O empreendedorismo vai aos poucos se inserindo nas políticas e currículos educacionais, através da articulação do SEBRAE com o Estado brasileiro, até se estabelecer como um eixo estruturante dos itinerários formativos previsto pela contrarreforma do Ensino Médio e pelas atualizações das DCNEM. Esse movimento em prol da chamada “cultura empreendedora”, principalmente sobre a direção do SEBRAE, tem repercussão nas práticas docentes dentro da escola. Concluímos que essa formação para o empreendedorismo tem alterado as práticas pedagógicas e a formação dos estudantes.
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