<b>STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz</b>

Autores

  • Arion de Castro Kurtz dos Santos

Palavras-chave:

Atrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA.

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar que podemos construir um modelo para as equações de Lorenz utilizando STELLA (acrônimo para “Structural Thinking Learning Laboratory with Animation”), sendo possível levar a discussão desta dinâmica complexa, que gera regiões de turbulência ou caos determinístico, aos alunos de nível universitário básico. O artigo mostra a possibilidade da construção de simuladores no STELLA para o trabalho no modo exploratório com os alunos. São exploradas as condições para se obter o comportamento dinâmico conhecido como Atrator de Lorenz.

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Biografia do Autor

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência no ensino de Física Geral (graduação) e Princípios de Sistemas (pós-graduação), na pesquisa em Educação Ambiental com ênfase nas modelagens qualitativa, semiquantitativa e quantitativa, e também na Informática Educativa tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Possui doutorado em Science Education - University of London (1992) revalidado no Brasil como doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

27-03-2010

Como Citar

dos Santos, A. de C. K. (2010). <b>STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz</b>. Revista Didática Sistêmica, 3, 57–70. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo