“Nada é como era antes...”: processos sócio-culturais nos locais de origem de fluxos migratórios para a Itália.
DOI:
https://doi.org/10.63595/rbhcs.v5i9.10511Palavras-chave:
migrações, retorno, cultura, identidade social.Resumo
O texto analisa a idealizada e, ao mesmo tempo, frustrada situação de retorno de imigrantes brasileiros provenientes, em geral, da Itália, aos seus locais de origem. Reflete sobre as migrações internacionais a partir do retorno, tentando demonstrar como as diferenças, as distâncias e as ausências físicas produzem outras fronteiras e são linhas de confins que vão demarcando existências individuais e grupais, culturais e territoriais. Busca, também, dar relevância à ideia de que é necessário perceber a imigração não só pelo local de destino, mas também pelo local de origem de quem já partiu.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.






