Questionando a Narrativa dos Museus da Escravatura

Az Vozes Africanas quebrarão os Silêncios Históricos

Autores

  • Alessandra Ficarra UniCal - Università degli Studi della Calabria

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i26.13268

Palavras-chave:

Descolonização, Escravatura, Museus comemorativos

Resumo

Os museus comemorativos têm a possibilidade de representar e reescrever a história. Apesar de qualquer museu ter o poder de tornar uma história visível e de estabelecer a sua interpretação, o tratamento de histórias globais dentro de um sistema orientado pelo Ocidente está sempre a prevalecer. Actualmente, movimentos de reconhecimento da identidade das minorias sociais e étnicas estão a florescer em todo o mundo: comunidades outrora marginalizadas e silenciadas apelam agora a uma análise mais profunda da construção da identidade, questionando e reescrevendo a sua história. Como estudo de caso do meu doutoramento, trouxe o Museu Internacional da Escravatura de Liverpool para Angola, a fim de adquirir uma leitura alternativa da exposição mais premiada do mundo, e dar voz a uma audiência até agora não ouvida. Visitantes de Angola – de cujas costas milhões de africanos escravizados foram enviados para as América – viraram finalmente a perspectiva interpretativa expressando as suas opiniões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Ficarra, UniCal - Università degli Studi della Calabria

Professora na Università degli Studi della Calabria (UniCal) 

Referências

Referências bibliográficas:

ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origins and Spread of Nationalism. London: Verso, 2006.

BAL, Mieke. Telling, Showing, Showing Off, in Critical Inquiry, 18,3 (Spring 1992): pp. 556-94, 1992.

BARTHES, Roland. From Work to Text, in Image/Music/Text. London: Fontana, pp. 155–64, 1977.

BASSIL, Noah. The Legacy of Colonial Racism in Africa, in AQ: Australian Quarterly, 77(4): 27–32, 2005.

BENJAMIN, Richard. Museums and Sensitive Histories, the International Slavery Museum, in Araújo Ana Lucia, ed., Politics of Memory. Making Slavery Visible in the Public Space. London: Routledge, pp. 178-96, 2012.

CARBONELL, Bettina Messias. Museum Studies: an Anthology of Contexts. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2004.

CLIFFORD, James. Museums as Contact Zones, in Boswell David and Evans Jessica, eds., Representing the Nation: A Reader – Histories, Heritage and Museums. London: Routledge, pp. 435-57, 1999.

-------------. The Predicament of Culture: Twentieth-century Ethnography, Literature, and Art. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1998.

DILENSCHNEIDER, Colleen. People trust museums more than newspapers. Here is why that matters right now. IMPACTS Experience. Web, 26 Apr. 2017. Disponível em: https://www.colleendilen.com/2017/04/26/people-trust-museums-more-than-newspapers-here-is-why-that-matters-right-now-data/, acesso em: 01/07/2021.

DUNCAN, Carol. Civilising Rituals: Inside Public Arts Museums. London: Routledge, 1995.

FOUCAULT, Michel. The Archaeology of Knowledge. London. New York: Routledge, 1972.

HIRA, Sandew. Decolonizing the Mind. The Case of the Netherlands, in The Hague, International Institute for Scientific research, 2010.

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Museums and the Interpretation of Visual Culture. London and New York: Routledge, 2000.

-------------. Museums and Education: Purpose, Pedagogy, Performance. London: Routledge, 2007.

INGOLD, Tim. The Art of Translation in a Continuous World, in Pálsson, Gísli, ed., Beyond Boundaries: Understanding, Translation and Anthropological Discourse. Oxford: Berg, pp. 210-30, 1993.

MACDONALD Sharon. A Companion to Museum Studies. Oxford, Blackwell, 2006.

MACGAFFEY, Wyatt. Structural Impediments to Translation in Art, in Translating Cultures: Perspectives on Translation and Anthropology. Eds. Paula G. Rubel and Abraham Rosman. Oxford: Berg, pp. 260–61, 2003.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017.

SANSONE, Livio. The Dilemmas of Digital Patrimonialization: The Digital Museum of African and Afro-Brazilian Memory, in History in Africa, Vol. 40: 257–73, 2013.

SILVERSTONE, Roger. Heritage as Media: Some Implications for Research, in Heritage Interpretation. Vol. 2: The Visitor Experience. Ed. David L. Uzzell. London: Belhaven Press, pp. 138–48, 1989.

SIMINE, Silke Arnold-de. Mediating Memory in the Museum. Trauma, Empathy, Nostalgia. London: Palgrave Macmillan, 2013.

STURGE, Kate. The Other on Display – Translation in the Ethnographic Museum, in Hermans, Theo, ed., Translating Others. Vol.2, Manchester: St. Jerome Publishing, pp. 431-40, 2006.

-------------. Representing Others: Translation, Ethnography and the Museum. Manchester, St. Jerome Publishing, 2007.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silencing the Past: Power and the Production of History. Boston: Beacon Press, 1995.

WALLACE, Elizabeth Kowaleski. The British Slave Trade and Public Memory. New York, Chichester: Columbia University Press, 2006.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Ficarra, A. (2021). Questionando a Narrativa dos Museus da Escravatura: Az Vozes Africanas quebrarão os Silêncios Históricos. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 13(26), 308–333. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i26.13268